Sofrimento que não dá trégua: Após derrota em clássico, Cruzeiro é superado por 2 a 0 na Copa do Brasil

cruzeiro crb copa do brasil
Cruzeiro não conseguiu superar o CRB no Mineirão (Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Por Maria Carolina Martins

Tudo bem que o reerguimento do Cruzeiro é um processo que só está começando, mas o torcedor esperava uma trégua no sofrimento ao menos no início deste ano. Após ser derrotada no clássico pelo Mineiro, a Raposa perdeu, dentro de casa, por 2 a 0 para o CRB e fica em condição complicadíssima na Copa do Brasil – além de deixar péssima impressão no duelo contra um adversário que enfrentará na Série B.

+ Vitória Alvinegra no Gigante da Pampulha: Atlético bate o rival por 2 a 1 e volta para o G4

Com o resultado no Mineirão, o clube alagoano pode perder em casa por até um gol de desvantagem. O Cruzeiro, por sua vez, jogará com a obrigação de ganhar por dois gols de diferença marcando ao menos três gols (3 a 1, 4 a 2 etc.), para não depender dos pênaltis. Os dois times fazem o duelo final na próxima quarta-feira (18), às 18h em Maceió (AL). Além da vaga na fase seguinte do campeonato, o confronto vale a premiação de R$ 2 milhões.

Início morno

O começo da partida não teve muita emoção, com os dois times estudando taticamente as possíveis jogadas. O Cruzeiro, aos 2 minutos do 1T, teve sua primeira chance a gol, em uma roubada de bola do Jadsom. Moreno recebeu, avançou pelo lado direito e chutou cruzado, mas sem sucesso. O CRB, por sua vez, não conseguiu armar nenhuma jogada e encontrou certa dificuldade para chegar próximo ao gol de Fábio. Até os primeiros 15 minutos, o time mineiro se mostrou mais organizado, mas pouco ofensivo.

E os visitantes marcam

Mesmo com a leve superioridade do Cruzeiro na etapa inicial, o CRB conseguiu furar o bloqueio do adversário e marcou primeiro. Léo Gamalho, aos 17 minutos, recebeu uma bola aérea e, de cabeça, mandou para o fundo do gol. As jogadas aéreas, inclusive, têm feito o time mineiro sofrer nos últimos duelos. Só nesta temporada, de 13 gols sofridos pela Raposa, oito foram de bolas vindas do alto.

Após marcar o gol, o time de Maceió se fechou muito, ficando apenas com Gamalho à frente, a fim de tentar impedir qualquer investida do adversário. Com esse cenário, o Cruzeiro ganhou uma liberdade maior de armar jogadas, mas o que se evidenciou foi um time mais perdido e desequilibrado.

Entre cantos e vaias

A torcida celestre, no início, cantou alto e incentivou muito o time. Mas a energia e alegria foram dando lugar ao descontentamento geral. E com razão: O Cruzeiro não conseguiu ter um desempenho satisfatório no final do 1T, decepcionando a China Azul.

2T de mudanças…

Os dois times já voltaram do vestiário com substituições: no CRB, Dudu entrou no lugar de Longuine, e no Cruzeiro João Lucas e Felipe deram lugar para Rafael Santos e Robinho. Além disso, o time da casa se reorganizou e mostrou uma postura bem melhor que a do 1T, mas, mesmo assim, não conseguiu evitar o pior: Dudu, aos 14 minutos, conseguiu furar o bloqueio do adversário, cruzou para Gamalho que, mais uma vez, marcou para o CRB.

… e desespero

O torcedor até se animou com a mudança do time, mas logo as reclamações voltaram. O time, após o segundo gol do adversário, se desequilibrou ainda mais, se mostrando totalmente perdido na partida e sem conseguir acertar até mesmo jogadas simples. O CRB, com o resultado favorável, não viu necessidade de mudar sua tática e manteve sua posição defensiva.

Todo esse desequilíbrio não ajudou o time celeste na etapa final da partida, que acabou não conseguindo reverter o placar e agora tem que ganhar no jogo de volta, para garantir sua vaga na próxima fase.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO 0 X 2 CRB

Estádio: Mineirão, Belo Horizonte
Data: Quarta-feira, 11 de março de 2020
Horário: 21h30
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e José Reinaldo Nascimento Júnior (DF)
Cartões Amarelos: Maurício (29’ do 1T), Marcelo Moreno (24’ do 2T), Robinho (24’ do 2T), Jadsom (25’ do 2T)

GOLS:
CRB: Gamalho (17’ do 1T), Gamalho (14’ do 2T)
CRUZEIRO:

CRUZEIRO: Fábio; Edilson, Caca, Arthur, João Lucas (Rafael Santos); Machado, Jadsom Silva; Maurício, Filipe (Robinho) ; Marcelo Moreno, Thiago
Técnico: Adilson Batista

CRB: Victor; Mendes (Thalisson), Gum, Páscoa, Igor; Claudinei, Jatobá; Longuine (Dudu); Luidy (Léo Príncipe), Gamalho; Erik
Técnico: Marcelo Cabo

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!