Coronavírus em Minas: Moradora de Ipatinga testa positivo e é segundo caso confirmado de Covid-19

Em BH, hospital Eduardo de Menezes recebe casos suspeitos de coronavírus (@e_luosi/Twitter/Reprodução + Reprodução/StreetView)

A SES-MG (Secretária de Saúde de Minas Gerais) confirmou na tarde desta quinta-feira (12) que o Estado tem dois casos de pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus. Uma mulher de 38 anos, moradora de Ipatinga, foi diagnosticada com sintomas da doença após ficar nove dias em Israel. Ela retornou ao Brasil no último dia 29 de fevereiro.

Segundo a SES-MG, a mulher relatou quadro de tosse e febre, com evolução para dor de garganta. Ela não foi hospitalizada e está em isolamento domiciliar. A Funed (Fundação Ezequiel Dias) recebeu amostras dela no dia 6 de março e o resultado positivo para coronavírus foi obtido nesta quinta.

A primeira paciente a ser diagnosticada com coronavírus em Minas é outra mulher. Moradora de Divinópolis, ela tem 47 anos e esteve em viagem pela Itália – agora um dos países mais afetados pela pandemia. A mulher voltou ao Brasil no dia 5 de março com sintomas dos contaminados. Ela foi testada pelo Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que confirmou o resultado no dia 8.

Além das duas infectadas, Minas tem 289 casos em investigação como suspeitos – a maioria deles em Belo Horizonte (105). Até o momento, 313 casos foram notificados em todo o Estado, mas 22 deles foram descartados pelas autoridades. Contagem, na região metropolitana, ocupa a segunda colocação dos casos investigados, com 16.

77 casos confirmados no Brasil

O número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) subiu para 77 na atualização mais recente do Ministério da Saúde, divulgada nesta quinta (12). No balanço anunciado mais cedo, o total de pessoas infectadas era 60. 

O aumento se deu sobretudo em São Paulo e no Rio de Janeiro, estados foco do vírus no país. No primeiro, os casos confirmados saíram de 30 para 42 entre os dois balanços desta quinta. Já no Rio, aumentaram de 13 para 16.

Pernambuco identificou dois casos e pela primeira vez aparece na lista do Ministério da Saúde. Paraná (seis), Minas Gerais (dois), Distrito Federal (dois), Rio Grande do Sul (quatro),  Alagoas (um), Espírito Santo (um) também tem casos confirmados.

A Região Norte é a única sem casos confirmados. Roraima, Amapá e Tocantins não tiveram até o momento nenhum caso confirmado ou suspeito.

Os casos suspeitos saltaram de 930 para 1.422, um aumento de 50% em menos de um dia. São Paulo também lidera nesse grupo (704), seguido por Minas Gerais (117), Distrito Federal (82), Rio de Janeiro (76) e Santa Catarina (73). As situações descartadas somaram 2.662.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!