Futebol, TV, shows e mais: Pandemia de coronavírus cancela eventos em todo o mundo

Eventos cancelados por pandemia de coronavírus
Manifestações, campeonatos esportivos e festivais são cancelados internacionalmente (@libertadores/Instagram/Reprodução + @lollapalooza/Instagram/Reprodução + Vem Pra Rua Brasil/Divulgação)

A pandemia do coronavírus tem causado diferentes impactos inesperados ao redor do mundo. Na Tailândia, a queda no turismo gerou uma revolta de macacos (entenda aqui). Na Itália, um site pornô ofereceu assinaturas gratuitas para as pessoas em quarentena (leia aqui). No Brasil, o dólar chegou a bater a marca de R$5 (leia aqui).

Para conter a proliferação do vírus, outra consequência é a medida de evitar aglomerações de pessoas. Com isso, os mais variados eventos e reuniões ao redor do mundo estão sendo cancelados ou adiados. Pela primeira vez, em 31 anos, o Domingão do Faustão na Globo pode acontecer sem plateia.

A medida é baseada na facilidade de transmissão do novo coronavírus. A infecção se prolifera com mais facilidade que o vírus da gripe. Por isso, aglomerações de pessoas apresentam um certo risco, caso algum dos participantes tenho o vírus.

Esportes

No futebol brasileiro, medidas nacionais contra a pandemia do coronavírus ainda não foram tomadas. O país é o único de ligas de elite e o único da América do Sul que mantém jogos de portões abertos apesar da ameaça do coronavírus, segundo o colunista de esportes Rodrigo Mattos.

Já nos campeonatos estaduais, alguns jogos serão disputados com portões fechados, como as partidas da 9ª rodada do Campeonato Mineiro. A disputa entre Atlético e Villa Nova, no sábado (14), em Nova Lima, e entre Cruzeiro e Coimbra, no domingo (15), no Independência, não terão a presença das torcidas.

Além do futebol, outras categorias também estão tomando medidas de controle. Veja alguns:

  • Libertadores
    A Conmebol anunciou o cancelamento de todos os encontros de 15 a 21 de março. O órgão irá anunciar um novo calendário nos próximos dias.
  • Liga dos campeões
    A UEFA anunciou o adiamento dos jogos da semana de 16 a 20 de março. As partidas para essas datas eram Juventus x Lyon, Bayern x Chelsea, Barcelona x Napoli e City x Real Madrid.
  • Liga Europa
    A Liga Europa também adiou jogos da oitava de final, agendados para 19 de março.
  • Campeonato espanhol
    A LaLiga anunciou também a suspensão da competição. Um dos principais times da competição, o Real Madrid, está em quarentena.
  • Premier League
    O campeonato inglês teve todos os jogos adiados até 3 de abril. O técnico Mikel Arteta, do Arsenal, foi diagnosticado com a doença. Além disso, alguns jogadores do campeonato tiveram contato com o presidente do Olympiacos, que está com o novo coronavírus.
  • Fórmula 1
    A competição adiou as etapas de Bahrain e do Vietnã, agendadas para 22 de março e 5 de abril, respectivamente. Ainda não foram divulgadas as novas datas para as corridas.
  • ATP Tour
    A Associação de Tenistas Profissionais cancelou todas as partidas da ATP Tour até 20 de abril. Segundo a diretora da associação, Andrea Gaudenzi, não foi uma decisão fácil. “Representa uma grande perda para nossos torneios, jogadores e fãs, no mundo todo”, lamentou.
  • NBA
    Todos os jogos da liga americana de basquete foram suspensos. A NBA ainda não divulgou até quando vai a suspensão. Um dos jogadores do Utah Jazz, Rudy Gobert, testou positivo para o vírus.
  • Olímpiadas
    A tocha olímpica para os jogos de Tóquio deste ano já foi acesa na Grécia. No entanto, o evento não contou com público, por causa do coronavírus. Além disso, segundo o Globo Esporte, 42 das 50 modalidades de classificação das Olimpíadas já foram afetadas pela pandemia.

Manifestação cancelada

Apoiadores do presidente Bolsonaro haviam planejado uma manifestação em prol do governante e contra o Congresso do país. O próprio Jair Bolsonaro usou as redes sociais para convocar as pessoas ao ato.

Nessa terça-feira (10), em um discurso nos Estados Unidos, o presidente se referiu à situação como uma “fantasia” propagada pela mídia. Durante a visita ao país norte-americano, Bolsonaro também reforçou a legitimidade dos atos de 15 de março.

No entanto, nessa quinta-feira (12), o presidente fez um pronunciamento voltando atrás em seus posicionamentos anteriores. “O que nós devemos fazer agora é evitar que haja uma explosão de pessoas infectadas. Eu sou a favor [das manifestações]. Uma das ideias é adiar, suspender”, declarou em uma live no Facebook, em que apareceu usando uma máscara.

Após a fala do presidente, um dos principais grupos que organizou a manifestação, o movimento NasRuas, fez uma publicação no Facebook adiando a manifestação.

No entanto, algumas pessoas se manifestaram afirmando que não deixariam de ir às ruas para o ato. No Twitter, a frase “desculpe, Jair, mas eu vou” ficou entre os assuntos mais comentados da semana. “A revolta do povo é tamanha que nem o pedido do presidente arrefeceu os ânimos daqueles que querem ir às ruas e mostrar para o Congresso quem manda no Brasil”, escreveu uma usuária da rede social.

Programas de auditório sem público

Segundo a colunista da Folha de S. Paulo Cristina Padiglione, a Globo está considerando deixar os programas de auditório sem plateia. O Encontro com Fátima Bernardes já tem sido feito com menos público no auditório.

Na próxima terça-feira, a colunista garante que a eliminação do Big Brother Brasil acontecerá sem plateia. Cristina Padiglione afirma ainda que o Domingão do Faustão não terá público, pela primeira vez em 31 anos.

Festivais, shows e grandes eventos

Grandes shows e festivais já tiveram a data adiada, ou foram até mesmo cancelados. O gigante festival estadunidense Coachella e o SXSW são alguns dos que foram adiados.

Outro festival afetado foi o Lollapalooza, que já teve o adiamento confirmado na Argentina e no Chile. Apesar dos produtores da versão brasileira não terem confirmado o adiamento, existe pouca probabilidade de que o evento mantenha a programação para os dias 3, 4 e 5 de abril.

Confira outros shows e eventos cancelados:

  • Turnê do Tokio Hotel na América Latina
  • E3, feira internacional de jogos eletrônicos
  • Cerimônia da International Indian Film Academy (IIFA), o “Oscar” de Bollywood
  • Ultra Music Festival, em Miami
  • Festival Tomorrowland, na França
  • Turnê do Jota Quest na Europa

Hollywood em espera

Algumas superproduções de Hollywood também tiveram a data de estreia adiada. Confira a lista de alguns filmes que não serão mais lançados nos próximos dias:

  • Mulan
  • A Menina Que Matou os Pais e O Menino que Matou Meus Pais, filme sobre o caso Suzane von Richthofen
  • Um lugar silencioso – parte II
  • Velozes e furiosos 9
  • 007: Sem Tempo para Morrer
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!