Idosa chora ao ser impedida de tratar Covid-19 horas após a morte do marido

idosa chora covid-19
Idosa perdeu marido por Covid-19 e também tem a doença (Divulgação/BBC)

A pandemia do novo coronavírus tem gerado uma série de consequências para moradores de diferentes localidades em todo o mundo. De escolas fechadas a desabastecimento em supermercados, a Covid-19 muda a rotina e a realidade de milhares de pessoas.

Nesta semana, uma cena impactante foi registrada em Madri, na Espanha: uma idosa foi flagrada aos prantos após ser impedida de tratar a doença em um hospital da cidade.

Além de estar contaminada com o vírus, o desespero da mulher ainda tem outro agravante. O marido dela morreu vítima de Covid-19 poucas horas antes. A situação revela a precaridade do sistema de saúde local, que conta com hospitais lotados e sem mais vagas para pacientes menos graves.

De acordo com o The Sun, a viúva cuja identidade não foi divulgada foi impedida de realizar o tratamento para a infecção no hospital por não estar ”doente o suficiente”. A BBC flagrou o momento exato em que ela era consolada pelos filhos depois de receber a notícia.

A Espanha é um dos países em quarentena total por conta da pandemia de coronavírus. Pessoas que infringirem as regras impostas podem ser multadas e até mesmo presas. Os moradores podem deixar suas casas apenas para comprar suprimentos e medicamentos essenciais.

“A taxa de mortalidade em Madri é maior porque existem vários surtos associados a casas de repouso”, disse Fernando Simon, chefe de emergência sanitária da Espanha. A orientação é para que doentes menos graves fiquem em casa e deixem os leitos dos hospitais para pacientes em maior risco.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!