Vereador de BH testa positivo para coronavírus e Câmara pode fechar

gabriel coronavírus
O vereador Gabriel Azevedo (sem partido), de Belo Horizonte, testou positivo para o novo coronavírus (Twitter/Reprodução)

O vereador Gabriel Azevedo (sem partido), de Belo Horizonte, testou positivo para o novo coronavírus, na manhã desta terça-feira (17). O vereador esteve em uma festa de Mateus Simões, Secretário-Geral do Estado de Minas Gerais, na qual abraçou o deputado federal Tiago Mitraud (Novo), que está em quarentena e aguarda resultado do teste. Segundo fontes ligadas ao poder legislativo, a Câmara de BH pode fechar para evitar a propagação do vírus. Contudo, oficialmente, a Câmara não confirma a informação. Ao BHAZ, o vereador preferiu apenas dizer que passa bem, mas não comentou o caso.

Até a manhã dessa segunda-feira (16), Gabriel Azevedo trabalhava normalmente na Câmara Municipal de Belo Horizonte, onde postou um vídeo com outros políticos. Dentre eles, a presidente da Câmara de Belo Horizonte, Nely Aquino (PODE); o secretário-geral Carlos Henrique Dias (sem partido) e o médico e vereador Nilton César Rodrigues (PROS). No vídeo, ele anunciava a criação de uma comissão para combate ao novo coronavírus.

Poucas horas depois, o vereador disse que foi orientado a iniciar uma quarentena, pode conta do casos suspeito do deputado federal. “A biblioteca será meu gabinete de vereador a partir de agora. O afastamento social é necessário para proteger a sociedade. Todos devemos fazer nossa parte. Se cuidem”.

Festa

Em outro tuíte, nessa segunda-feira, ele explica a situação. “Estou entrando em quarentena. Abracei o deputado federal Tiago Mitraud (Novo) na festa do Mateus Simões na sexta-feira e uma notícia acaba de ser publicada afirmando que ele é um caso suspeito de coronavírus”.

No início da manhã desta terça-feira, Gabriel Azevedo chegou a dizer que não sentia nenhum sintoma. “Estou me sentindo como se não estivesse infectado. Seguirei trabalhando da minha biblioteca. E a maior colaboração que posso dar nesse momento é repetir o que venho dizendo desde a semana passada”.

Poucos minutos depois, ele recebeu o resultado do teste e compartilhou com seus seguidores. “Vi esse documento agora. Essas três características são importantes para mim: caráter, coerência e coragem. Em nome da responsabilidade que um jornalista e um vereador deve ter, informo o seguinte: meu teste realizado para o coronavírus deu positivo”

“Estamos diante de uma crise gravíssima e precisamos dar o exemplo. O afastamento social deveria ser uma medida imediata em âmbito nacional. Há vários outros casos diagnosticados em Belo Horizonte ainda não publicados de acordo com a informação que recebi”, continuou o político.

O vereador completa dizendo que ainda não sabemos a abrangência do vírus na capital mineira. “Só a quarentena nós levará a superar essa pandemia. Peço a todos: se protejam e protejam os demais.  Fiquem em casa, usem álcool gel, evitem abraços e apertos de mão. Só assim vamos prevalecer. E precisamos prevalecer”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!