Kalil pede união política com Zema e avisa que vírus não tem partido

kalil zema virus nao tem partido
Kalil e Zema fazem transmissões para evitar coletiva (AlexandreKalilOficial/Facebook/Reprodução + RomeuZemaOficial/Facebook/Reprodução)

A menos de 8 meses das eleições municipais, o prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD), pôs as diferenças de lado e sugeriu união com rivais para combater o avanço do coronavírus. Pela primeira vez, o prefeito se dirigiu ao governador Romeu Zema (Novo) em favor da soma de forças para enfrentar “o desastre incontrolável”.

Apoiou as primeiras medidas de Zema, como fechamento de bares e restaurantes. E ainda conclamou a todos os prefeitos da Grande BH para “enfrentar a tragédia” que está prestes a ocorrer na região. “É uma guerra”. Na sucessão municipal, ele deverá enfrentar o candidato de Zema, que será Rodrigo Paiva, atual presidente da Prodemge (empresa de tecnologia de informação do Estado).

+ Partido de Zema define candidato a prefeito para enfrentar Kalil em BH

De acordo com Kalil, o vírus não tem partido. “É hora de todos os prefeitos da Região Metropolitana (de Belo Horizonte) se abraçarem, liderados pelo governador. O PT, PSDB, PSB, o Novo, todo mundo. O vírus não escolhe, não tem partido”.

‘É um desastre incontrolável’

Ele se exaltou contra os críticos quando disse, no início do ano, que o desastre vinha na chuva. “Os babacas, que diziam que estava fazendo pirotecnia, tiveram que enfiar o rabo entre as pernas e ir para debaixo da cama. Estou fazendo agora outra pirotécnica. É muito grave.  É outro desastre incontrolável”, advertiu o prefeito, dizendo-se apavorado com o que vem aí. E insistiu: “Agora, chega de achar que isso é uma bobaginha, porque não é”.

A manifestação dele quebrou seu silêncio ante a escalada de avanço do coronavírus e confirmação da ocorrência do vírus em Belo Horizonte. “A pandemia é grave, é guerra. E ela encostou na gente (…) estou assustado, apavorado!”

Anunciou uma série de medidas em função disso. Entre elas, a suspensão das aulas nas Umeis (ensino infantil), cancelamento das férias de profissionais da saúde, fechamento de clubes de lazer e parques. E mais, o cancelamento das feiras populares e o esvaziamento de prédios públicos do município.

Apelo em favor dos idosos

“É uma coisa que vai mudando. Os próprios infectologistas não sabem o tempo disso. Nós podemos estar adiantados (com as medidas), o que vai ser muito bom, ou estar atrasados, o que vai ser muito ruim”, observou. Para aqueles que ainda não tomaram consciência, apelou para o respeito aos próprios pais e idosos.

“Pelo amor de Deus. Nós mineiros somos diferentes, somos um povo diferenciado e reconhecidos no Brasil por isso. Quero pedir mais uma vez, respeitem seus pais, os idosos. Vamos vencer mais essa batalha, já vencemos a chuva, mas o cidadão pode vencer”.

Segundo Kalil, se o quadro na capital mineira repetir o da Europa, seriam necessários oito mil leitos da UTIs, na pior das hipóteses, para atender a demanda. “Na melhor das hipóteses, seriam quatro mil leitos”.

Teste de Zema dá negativo

Com esse resultado, o governador Romeu Zema (Novo) voltará, nesta quarta (18), à Cidade Administrativa, mesmo tendo decretado ponto facultativo no Estado. Ele manterá o protocolo de distanciamento social e etiqueta respiratória e atuará para a imediata implantação do teletrabalho para todos os funcionários mineiros.

Na segunda (16), Zema havia se isolado em casa pelo fato de ter se reunido com o presidente da Federação das Indústrias de Minas, Flávio Roscoe, que contraiu a doença.

AMM suspende congresso dos municípios

Em função da ameaça do coronavírus, a Associação Mineira de Municípios (AMM) suspendeu todos os seus eventos, entre eles o tradicional Congresso Mineiro de Municípios. O encontro aconteceria em maio próximo. O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas e a possibilidade da transmissão do vírus.

Além do congresso, ficaram suspensos os cursos de capacitação do CQGP; AMM nos Municípios, em parceria com o Sebrae; Antes do voto, em parceria com o TRE-MG.

A recomendação da AMM é para que todos os municípios sigam as medidas de prevenção adotadas pelo Governo mineiro. As providências estão nos decretos de emergência na área da Saúde (113/20) e de enfrentamento e contingenciamento nos demais setores públicos (47.886/20). Destacam-se aí a suspensão de atividades, reuniões, cursos e eventos com grande aglomeração de pessoas.  

Parlamentares contaminados

O deputado federal mineiro Tiago Mitraud (Novo) também está em isolamento, com suspeita de contaminação. O vereador Gabriel Azevedo, de BH, teve o teste positivado. Por conta disso, a Câmara de BH está isolada.

Deputados com 60 anos afastados

A Assembleia Legislativa de Minas afastou, nesta terça (17), os deputados estaduais com 60 anos ou mais. A medida preventiva é mais uma das adotadas pela Casa para tentar conter o avanço do coronavírus no Brasil e no Estado. Servidores e outros funcionários da Assembleia nessa faixa etária também podem se afastar. Em ambos os casos, irão trabalhar remotamente.

CDL/BH faz campanha de prevenção

Em parceria com a Secretaria de Saúde de Minas e a Unimed-BH, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) começa, nesta quarta (18), campanha de prevenção ao coronavírus. O público-alvo são os estabelecimentos comerciais, trabalhadores e a população. “Vamos colocar equipes em 32 centros comerciais de Belo Horizonte e Nova Lima para a distribuição de material informativo. Nosso objetivo é fazer com que todas as pessoas que frequentam o comércio de Belo Horizonte recebam um folheto contendo informações sobre os meios para a prevenção da doença”, adiantou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Congresso Infovarejo adiado

Diante do contexto atual, e seguindo as orientações da OMS e do Ministério da Saúde, a 4ª edição do Congresso Infovarejo CDL/BH 2020, que seria realizada no próximo dia 26 de março, em BH, será adiada. A nova data será no 2º semestre. O encontro irá discutir as perspectivas e oportunidades no segmento varejista, apresentar inúmeras soluções e proporcionar networking para o constante movimento no varejo.

Orion Teixeira[email protected]

Jornalista político, Orion Teixeira recorre à sua experiência, que inclui seis eleições presidenciais, seis estaduais e seis eleições municipais, e à cobertura do dia a dia para contar o que pensam e fazem os políticos, como agem, por que e pra quem.

É também autor do blog que leva seu nome (www.blogdoorion.com.br), comentarista político da TV Band Minas e da rádio Band News BH e apresentador do programa Pensamento Jurídico das TVs Justiça e Comunitária.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!