As panelas voltaram: BH e outras cidades protestam contra Bolsonaro e eleitores mostram arrependimento

panelaço protesto fora bolsonaro
Moradores de bairros nobres fizeram panelaço contra o presidente (Reprodução/Twitter + José Cruz/Agência Brasil)

As manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estão ganhando forças em todo país. O mandatário está sendo duramente criticado por não tomar as medidas necessárias para conter o crescimento do novo coronavírus no Brasil – e ainda menosprezar a pandemia que assola todo o mundo.

Nessa terça-feira (17), após anúncio do governo solicitando que o Congresso Nacional reconheça estado de calamidade pública (leia mais aqui), panelas batendo e gritos de “fora, Bolsonaro!” tomaram conta de bairros nobres de várias capitais.

Nas redes sociais, circulam registros de protestos contra o presidente em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília. Um novo ‘panelaço’ está marcado para hoje (18), às 20h30.

Arrependidos

No último domingo (15), a deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) também pediu o afastamento de Bolsonaro. “Esse senhor tem que sair da Presidência da República. Deixa o [vice-presidente Hamilton] Mourão que entende de defesa. Nosso país está entrando em uma guerra contra um inimigo invisível. Deixa o Mourão, que é treinado para defesa, conduzir a nação”.

Em seguida, a parlamentar foi atacada, nas redes sociais pelo guru bolsonarista, Olavo de Carvalho. “Não comam a Janaina Paschoal”.

Mas não é só Janaina Paschoal. A maioria dos eleitores moderados do presidente Jair Bolsonaro das classes C e D está arrependida de seu voto. É o que constatou a socióloga Esther Solano em pesquisas qualitativas para a Fundação Tide Setubal, com a cientista política Camila Rocha.

Pedidos de impeachment

O deputado do Distrito Federal, Leandro Grass (Rede) protocolou, nessa terça-feira (17), na Câmara dos Deputados, um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro.

Para o parlamentar, Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade ao apoiar manifestações populares contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF). Na ocasião, o presidente discursava a apoiadores em uma base aérea em Roraima, convidou a população a comparecer aos atos marcados para 15 de março e ainda provocou a classe política, dizendo que “político que tem medo de movimento de rua, não serve para ser político”.

O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) também prepara outro pedido de impeachment contra o presidente. O parlamentar foi um importante aliado de Bolsonaro durante a campanha presidencial de 2018.

Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!