Coluna AutoData: Tesla recebe convite para ter fábrica no Brasil

A Tesla produz carros elétricos (Foto: Tesla/Divulgação)



O deputado Daniel Freitas, do PSL de Santa Catarina, afirma que o empresário Elon Musk, dono da Tesla, avisou ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, que virá ao Brasil para tratar das negociações para a instalação de uma possível fábrica da marca em Santa Catarina. Imagina-se que depois do fim dos riscos de contágio do Covid-19.

Elon Musk, CEO da Tesla (Foto: Tesla/Divulgação)

Chile no páreo

“Sabemos que a empresa tem um projeto de expansão global e que a América do Sul está no radar. O Chile fez os primeiros contatos e estamos correndo para que eles não façam nenhum anúncio sem antes escutar o que o Brasil tem a oferecer”, observou Freitas.

Sem fórum

No entanto, não há qualquer fórum governamental ou empresarial. Mas existem estudo de mercado ou de fornecedores locais que estariam aptos a trabalhar para a produção dos modernos veículos elétricos Tesla.

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Rota de colisão?

O deputado Daniel Freitas, autor de projeto de lei na Câmara dos Deputados que concede grandes incentivos à venda e à produção de veículos elétricos no País desconhece a política industrial automotiva, o Rota 2030. Mesmo não sendo especialista no assunto, tampouco no setor industrial, diz que pretende levar à presidência da Câmara proposta de votação do PL em regime de urgência.

Tá ouquêi

O apoio do próprio presidente da República e do Ministério de Ciência e Tecnologia é o combustível que faz o deputado seguir adiante com sua proposta de beneficiar sobremaneira com incentivos empresas que produzem veículos elétricos. O projeto de lei é, segundo Freitas, uma exceção à politica de austeridade, justamente uma das bandeiras da equipe econômica do Governo: “O importante é que a discussão se inicie: a ideia foi aceita pelo governo e agora precisamos criar o ambiente”.

Foto: GM/Divulgação

Salão 2021

Nem bem foi anunciado oficialmente – falta definir data, local, formato, ou seja, quase tudo – o Salão do Automóvel de 2021 teve a primeira baixa: em nota a General Motors afirmou que não participará do evento no ano que vem.

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(D)Eficiência

Ao manter o antigo motor 1.6 SCe flex – que ainda usa tanquinho – no novo Duster a Renault deixou de melhorar a eficiência energética a ponto de alcançar as metas do Rota 2030. A nota no selo do Inmetro mudou de D para B, quando com câmbio CVT, e A, para a transmissão manual.

Duster 2021 continua com tanquinho (Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem)

Enquanto o turbo não vem

O Renault 2.0 saiu de linha, preparando terreno para a chegada do prometido 1.3 turbo. Quando chega? Sem previsão, segundo o presidente Ricardo Gondo.

Vem, investimento!

Um novo ciclo na Renault do Brasil pode ocorrer após os R$ 3,2 bilhões que se esgotaram com o lançamento da nova geração do Duster. A fase é de negociações com a matriz. Mas nos bastidores o burburinho é de que as conversas estão complicadas, pois há forte cobrança por lucratividade no mercado brasileiro.

Sempre é assim: até passar o Carnaval, vendas de veículos são baixas (Foto: Pixabay)

Bimestre em queda

Muito cuidado ao analisar as vendas de veículos no primeiro bimestre: em 2019 o Carnaval foi em março, o que prejudica a comparação sazonal. Queda de 1% não é motivo de preocupação.

Média avançando

Merece destaque a média diária, que saltou de 8,8 mil para 11,2 mil unidades de janeiro para fevereiro, alta de 27%.

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Calma, de novo

Em janeiro a média foi prejudicada pela adoção da placa Mercosul, que atrasou alguns emplacamentos. Ficou represado e foram efetivados em fevereiro. As médias dos dois meses, portanto, estão contaminadas, para o bem ou para o mal.

Argentina, sim, preocupa

No país vizinho as vendas caíram, de novo, no bimestre: 28%.

Tendência?

A publicação local Autoblog relata que existe uma fórmula muito usada pelos representantes da indústria argentina: ao multiplicar o resultado de fevereiro por doze chega-se próximo ao resultado do ano.

Esperamos que não

Ao multiplicar por doze os 27,2 mil licenciamentos do mês passado alcançamos 326,4 mil veículos. Bem abaixo do resultado do ano passado: 459,6 mil unidades.

Edição: Leandro Alves

(*) A Coluna AutoData é publicada todas as semanas no Acelera Aí

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Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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