Presidente Nely Aquino é a quarta da CMBH com coronavírus; Vereador é hospitalizado com sintomas

vereadores bh coronavírus
Até o momento, quatro vereadores de BH foram infectados (Karoline Barreto/CMBH + Abraão Bruck/CMBH)

A presidente da CMBH (Câmara Municipal de Belo Horizonte), Nely Aquino (Podemos), divulgou na manhã deste domingo (22), que seu exame testou positivo para o novo coronavírus. É a quarta vereadora da Casa a ser infectada pelo Covid-19. Antes dela, Gabriel Azevedo (sem partido), Dr. Nilton (Podemos) e Bella Gonçalves (PSOL) também testaram positivo.

Ver essa foto no Instagram

Infelizmente meu resultado deu positivo para o covid 19

Uma publicação compartilhada por Nely Aquino (@nelyaquinooficial) em

Ver essa foto no Instagram

[ atualizada ] Seguindo orientação médica*, eu e a vereadora @cidafalabella fizemos o teste para coronavírus. Hoje, recebemos o resultado: o meu deu positivo e o dela negativo. Na última segunda-feira à noite, dia 16 de março, com o agravamento da ameaça do coronavírus em BH, o nosso mandato coletivo decidiu que, dali em diante, toda a equipe, inclusive as vereadoras, seguiria em trabalho remoto. Na terça-feira, dia 17 de março, fomos informadas que um colega vereador, com quem havíamos estado em plenário ao longo do dia anterior, tinha recebido um teste positivo. Por isso, a Câmara Municipal foi fechada. Eu já me encontrava em isolamento domiciliar e assim permaneço desde então. Estou com sintomas leves, como tosse e mal-estar, mas estou bem. Vale dizer que a orientação de então era a realização de testes em pessoas que tiveram contato direto com pessoas que testaram positivo. No final da semana, confirmada a circulação comunitária e local em Belo Horizonte, por medida de contingenciamento e melhor utilização dos recursos, a orientação foi alterada. Agora, os testes são realizados, prioritariamente, em pacientes hospitalizados ou profissionais de saúde. Esse momento exige de nós responsabilidade com o coletivo. Um exercício de empatia ao qual não podemos nos furtar. O discurso negacionista não vai nos proteger – apenas a solidariedade e o compromisso com o bem comum. Mesmo com a Câmara fechada, nosso mandato segue atuante, monitorando as ações do poder público e defendendo os interesses da população, sobretudo dos grupos mais vulnerabilizados da cidade, para quem é preciso garantir condições dignas para enfrentar esse momento de crise. #coronavirus #corona . *ERRATA: Traduzimos de forma equivocada o início deste relato. Não houve sugestão oficial ou informal da mesa diretora para que vereadores realizassem o teste, apenas uma sensibilização entre parlamentares de que deveríamos procurar orientação médica e considerar a realização dos testes como gesto de cuidado pessoal e coletivo.

Uma publicação compartilhada por Bella Gonçalves (@bellagoncalves_bh) em

+ BH tem segundo vereador confirmado com coronavírus; encontro reuniu 37 legisladores

Também neste domingo, o vereador Jair Di Gregório (sem partido) deu entrado no hospital Madre Teresa com sintomas da doença. O parlamentar confirmou ao BHAZ que está internado, pois apresentou dores no corpo, febre e falta de ar.

Na última segunda (16), Nely esteve com Gabriel Azevedo, primeiro parlamentar da Casa a ser infectado. Ao lado dele, e dos vereadores Carlos Henrique e Dr. Nilton, ela anunciou a criação da comissão que estudaria ações para conter o avanço do vírus na cidade. Dos que compõem a comissão, apenas Carlos ainda não testou positivo.

CMBH fechada

Desde a última terça-feira (17), após o vereador Gabriel informar que havia testado positivo para o vírus, a Câmara Municipal está fechada. A Casa só vai voltar a funcionar na próxima quarta- feira (25). No entanto, haverá suspensão de algumas atividades e restrição de circulação do público na Casa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!