UFMG pode fazer até 150 testes de diagnóstico da Covid-19 por dia

Essas ações podem contribuir para tornar a testagem da covid-19 mais rápida em Minas (Foca Lisboa/UFMG + Envato Elements)

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) poderá realizar até 150 testes de diagnóstico da Covid-19, por dia. As informações são do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus, da instituição.

O comitê está trançando estratégias de apoio ao governo estadual no diagnóstico de casos suspeitos da infecção pelo novo coronavírus, a Covid-19, aumentando a capacidade de testagem, que é um dos maiores gargalos do cenário brasileiro atual no combate ao vírus.

Número de infectados com novo coronavírus chega a 128 em Minas

“Certamente os laboratórios terão de se adaptar, especialmente em relação à viabilização de equipamentos de segurança e treinamento de técnicos que realizarão os testes. Tudo isso será alinhado com a Fundação Ezequiel Dias (Funed), única responsável pelo procedimento até então em Minas Gerais”, observa o pró-reitor de Pesquisa, Mário Montenegro Campos.

Neste segunda (23), a UFMG começou a auxiliar testes de amostras enviadas pelo Hospital Risoleta Tolentino Neves. Outros hospitais também já entraram em contato e pediram apoio da instituição de ensino.

Para evitar que a comunidade se confunda com a informação sobre a disponibilização dos laboratórios da UFMG, o pró-reitor Mário Campos enfatiza que a universidade não é autorizada a realizar exames individuais. “Nosso trabalho busca agilizar as ações da Funed, portanto, as pessoas não poderão vir à UFMG para fazer o teste”, explica.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!