Dono do Madero diz que o Brasil não pode parar ‘por conta de 5 ou 7 mil que vão morrer’

Dono do Madero é contra lockdown por coronavírus
Sócio de Luciano Huck diz que 5 ou 7 mil que morrerem é muito grave, mas é ainda mais grave a situação atual do Brasil (@juniordurski/Instagram/Reprodução)

O chef de cozinha Junior Durski usou suas redes sociais para se manifestar contra o isolamento me massa no país, nessa segunda-feira (23). Para o dono da rede de restaurantes Madero, os danos à economia são mais graves do que “5 ou 7 mil que vão morrer”.

Segundo o sócio de Luciano Huck, as consequências do coronavírus são tristes, mas ainda mais grave é a situação atual do país. “Em 2018, morreram mais de 57 mil pessoas assassinadas no Brasil. Morreram mais de 6 mil pessoas por desnutrição”, enumerou.

O empresário prossegue fazendo uma comparação errônea entre o coronavírus e a tuberculose. “Morreram em 2018, 5,4 mil pessoas por tuberculose, uma doença ridícula que já foi extinguida ou deveria ter sido há 20 anos atrás. Agora vão morrer 5 mil pessoas pelo coronavírus, que não podemos evitar”, avalia.

No entanto, o último dado divulgado pelo Ministério da Saúde, mostra que em 2017 foram mais de 4,5 mil óbitos por tuberculose. Além disso, ao contrário do que afirma Durski, essa é a doença infecciosa que mais mata no mundo, causando mais óbitos do que o HIV e a malária somados.

Contrariando recomendações

As declarações do empresário vão na contramão do mundo, já que o isolamento social permanece sendo a recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. Um dos exemplos do efeito devastador da infecção é a Itália, onde a pandemia do coronavírus teve um dos maiores impactos no mundo. O país já ultrapassa 6 mil mortes registradas.

+ Itália em colapso: Imagens de pessoas caídas nas ruas, hospitais lotados e muitos caixões chocam o mundo

Além disso, a previsão do chef de que o Brasil terá 5 ou 7 mil mortes também não apresenta ligação com as informações oficiais. Por se tratar de um vírus novo, a comunidade científica não tem um claro consenso de qual será o comportamento da infecção.

No entanto, baseado no comportamento do vírus em outros países, alguns cientistas preveem até um milhão de mortes no Brasil até agosto, caso não seja tomada nenhuma medida pelo governo. O biólogo Átila Iamarino é um dos principais defensores dessa perspectiva e tem usado suas redes sociais para falar da importância do isolamento social para mudar esse panorama.

Boicote ao Madero

Com as polêmicas declarações de Durski, mais uma vez os usuários protestaram nas redes sociais e afirmaram boicote à rede Madero. Em outra ocasião, o empresário defendeu os atos de 15 de março, contra o Congresso e em apoio ao presidente Bolsonaro. À época, também sofreu críticas nas redes sociais (relembre aqui).

“NÃO COMPRE NO MADERO. Quer um hambúrguer? Peça na hamburgueria local do seu bairro, da sua cidade. Ajude a verdadeira economia. Ajude famílias”, escreveu um usuário do Twitter.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!