Coronavírus: Em BH, ônibus só podem circular com passageiros sentados

O sindicato pede para que os passageiros também tenham “um pouco mais de paciência, aguardando o ônibus seguinte.” (Amanda Dias/BHAZ)

A Prefeitura de Belo Horizonte determinou que a BHTrans e as empresas de ônibus da capital mineira cumpram o decreto do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), garantindo que os ônibus da capital circulem apenas com passageiros assentados. A medida foi tomada para diminuir a propagação do novo coronavírus.

+ Zema proíbe festas, determina ônibus com 50% lotação e horário especial para idosos

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH), ressaltou, por meio de nota (confira na íntegra abaixo), que as empresas estão cumprindo o decreto e que “nesta terça-feira (24), a capital tem a oferta de 90% das viagens programadas de dia útil.

O SetraBH reforça ainda que o motoristas já estão sendo orientados para não ultrapassarem o limite máximo de passageiros sentados em cada viagem ofertada. “Recomendamos às empresas flexibilizarem o horário de seus funcionários como forma de evitar concentração de pessoas nos horários de pico nas Estações. Aos passageiros, um pouco mais de paciência, aguardando o ônibus seguinte para fazer a sua viagem sentado e em segurança”, finaliza.

Denúncias

Na última quarta-feira (18), o BHAZ mostrou denúncias de funcionários do sistema público de transporte da capital, revelando que as empresas de ônibus não têm tomado nenhuma medida de precaução para evitar a proliferação do novo coronavírus.

+ Empresas de BH não reforçam higienização de ônibus e colocam funcionários e passageiros em risco

A negligência estaria colocando em risco tanto os motoristas e agentes de bordo, quanto os passageiros das linhas públicas.

Pagamento com cartão BHBUS

Uma recomendação muito importante para os passageiros é a utilização do cartão BHBUS para o pagamento das tarifas, pois ele evita o contato com outras pessoas e a manipulação de notas e moedas, eliminando assim, mais um agente de risco no contágio e propagação do vírus.

O cartão pode ser recarregado pelo App BHBUS, pelo site e pela página oficial do Transfácil no Facebook. A recarga e a aquisição do cartão também podem ser feitas nas estações BHBUS – MOVE, Metrô, Posto Floresta. Dúvidas e outras informações podem ser obtidas pelo SAC (31) 3248-7300.

Nota do SetraBH na íntegra

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) informa que após reunião com a Prefeitura de Belo Horizonte e o órgão gestor BHTrans, ficou definida que a operação do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus em Belo Horizonte, nessa terça-feira (24), terá oferta de 90% das viagens programadas de dia útil.

Os motoristas já estão sendo orientados para não ultrapassarem o limite máximo de passageiros sentados em cada viagem ofertada. Recomendamos às empresas flexibilizarem o horário de seus funcionários como forma de evitar concentração de pessoas nos horários de pico nas Estações. Aos passageiros, um pouco mais de paciência, aguardando o ônibus seguinte para fazer a sua viagem sentado e em segurança.

O SetraBH ressalta que profissionais estarão acompanhando a evolução ao longo de toda terça-feira para definir a operação nos próximos dias.

A entidade destaca que ônibus reservas estarão à disposição nas estações de integração BHBUS (Pampulha, Venda Nova, Vilarinho, São Gabriel, Diamante e Barreiro) prontos para realizar viagens extras, se necessário.


Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!