Expominas vai virar hospital e terá 800 leitos para tratar contaminados pelo novo coronavírus

expominas vai virar hospital
Expominas vai receber 800 leitos (Codeminas/Divulgação + PBH/Divulgação)

Em meio à pandemia do novo coronavírus e ausência de respiradores suficientes para atender possíveis infectados, o Governo de Minas Gerais anunciou nessa terça-feira (24), que o Expominas vai virar um hospital de campanha. Romeu Zema (Novo) afirmou que 800 leitos serão estruturados no local. O último boletim oficial, divulgado ontem, mostra 14.227 casos suspeitos para Covid-19 e 133 casos confirmados em Minas, ainda sem óbitos.

“Como o Expomimas está com a sua atividade interrompida, vamos aproveitar um galpão de 18 mil metros quadrados, climatizado e um pé-direito adequado para darmos início, a partir de amanhã [quarta-feira], à construção de um hospital de campanha. Além disso, ainda temos a previsão de ofertarmos mais 100 leitos de alta complexidade em uma área anexa”, explicou o governador.

Interior

O governador acrescentou que outros leitos serão ampliados em hospitais no interior. A PM (polícia Militar) começou a contatar prefeituras para ter um panorama de onde podem ser erguidos hospitais de campanha ou ampliados leitos em unidades já existentes.

Uberlândia, Juiz de Fora, Barbacena e Divinópolis são municípios que apresentam potencial. Hoje, o SUS opera com cerca de 2 mil leitos em Minas. Metade desses estarão vagos com o cancelamento das cirurgias eletivas.

Com Agência Minas

Aline Diniz[email protected]

Editora do BHAZ desde janeiro de 2020. Jornalista diplomada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) há 10 anos e com experiência focada principalmente na editoria de Cidades, incluindo atuação nas coberturas das tragédias da Vale em Brumadinho e Mariana. Já teve passagens por assessorias de imprensa, rádio e portais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!