Respeite a distância! Supermercados e farmácias de BH agem contra o avanço do Covid-19

medidas supermercados e farmácias para conter avanço do coronavírus
Supermercados criaram protocolos de segurança (Tati Oliveira/BHAZ + @apoiomineirooficial – Instagram/ Reprodução)

A orientação oficial é: fique em casa. Essa atitude reduz a circulação do novo coronavírus, o que diminui o ritmo de novos casos da Covid-19. Mas para aqueles que precisam reforçar a despensa durante a quarentena ou comprar medicamentos, os supermercados e farmácias de Belo Horizonte estão reforçando os cuidados e adotando medidas preventivas contra o Covid-19.

Nas lojas do Apoio Mineiro, os carrinhos, caixas e máquinas de cartão são higienizados constantemente. Os pisos foram sinalizados, estabelecendo a distância de 1 metro entre as pessoas nas filas dos caixas. Além de oferecer a compra online e também pelo televendas para que a pessoa não precise sair de casa.

+ Supermercado instala proteção de acrílico em lojas de BH para evitar contaminação

Já a rede de supermercados BH, está limitando a entrada de clientes, em algumas lojas. O Decisão Atacarejo, que também oferece o serviço de delivery, seguindo decreto da Prefeitura de Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte, restringiu o acesso pessoas idosas, grávidas e crianças menores de 10 anos.

Já nas lojas do Epa Supermercados, cartazes foram fixados nas prateleiras orientando manter distância de um metro do outro.

Tatiane Oliveira/BHAZ

Ministério da Saúde orienta farmácias

O Ministério da Saúde e os conselhos que reúnem as secretarias de saúde estaduais e municipais elaboraram uma nota com várias recomendações para o atendimento nas farmácias em razão da epidemia do novo coronavírus.

O texto também orienta a manter uma distância de no mínimo dois metros na fila, caso os clientes não tenham máscara, ou de um metro, se estiverem usando, para diminuir o risco de contágio. É o que já está fazendo a Drogaria Araújo, na capital mineira.

Drogaria Araújo/Divulgação

Horários exclusivos para idosos

Algumas redes de supermercados de Belo Horizonte também já começaram a se movimentar para garantir um ambiente seguro e adaptado às necessidades dos consumidores.

+ Coronavírus: Supermercados adotam medidas exclusivas para atender idosos com segurança

O Verdemar decidiu instituir um horário especial para clientes acima de 60 anos. A partir desta sexta-feira (20), os idosos terão exclusividade na primeira hora de funcionamento das unidades da rede localizadas no Diamond Mall, na avenida Raja Gabáglia e nos bairros São Pedro, Luxemburgo e Cidade Nova.

Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!