Arquidiocese de BH oferece 1,5 mil igrejas para tratar coronavírus: ‘A solidariedade vai vencer a pandemia’

Arquidiocese oferece igrejas para tratamento do Covid-19
Anúncio foi feito por dom Walmor, arcebispo metropolitano de BH (Henrique Coelho/BHAZ + Divulgação/PBH)

Templos da Igreja Católica poderão ser transformados em hospitais de campanha durante a pandemia do Covid-19. A Arquidiocese de Belo Horizonte disponibilizou cerca de 1,5 mil igrejas na capital e em 27 cidades da região metropolitana. A ação denominada de “Templos de Acolhida” tem o objetivo de acolher os doentes nas igrejas para auxiliar o SUS (Sistema Único de Saúde).

+ Expominas vai virar hospital e terá 800 leitos para tratar contaminados pelo novo coronavírus

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, informou, em carta, que além dos templos foram colocados à disposição dos prefeitos a Catedral Cristo Rei, em construção na avenida Cristiano Machado, e o Centro Olímpico da PUC Minas.

No documento o religioso destacou os exemplos de solidariedade entre as pessoas. “São jovens que fazem compras para os idosos, profissionais que oferecem graciosamente serviços a partir das redes digitais. A força da solidariedade vai vencer a pandemia”.

Covid-19 em Minas

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Belo Horizonte segue sendo a cidade com o maior número de casos confirmados da doença: 96.

Em toda o Estado são 153 casos positivos da Covid-19. A pasta segue investigando outros 17.409. Nenhuma morte foi registrada até o momento.

Carta de dom Walmor Oliveira de Azevedo na íntegra:

Amado Povo de Deus,

Saúde e paz

Paradoxalmente, a pandemia do COVID-19 coloca-nos em isolamento social, mas, ao mesmo tempo, florescem muitas iniciativas de generosidade. Mesmo distantes uns dos outros, não nos afastamos do compromisso cristão de ajudar. Exemplares são os empreendedores que dedicam parte de seus recursos para investir em equipamentos hospitalares, tão importantes para acolher quem mais sofre com o coronavírus. Também toca o coração a atitude dos que mesmo tendo pouco, procuram ajudar. São jovens que fazem compras para os idosos, profissionais que oferecem graciosamente serviços a partir das redes digitais. A força da solidariedade vai vencer a pandemia. Deus seja louvado pela vida dos que irradiam a generosidade. A Arquidiocese de Belo Horizonte fortalece a sua adesão a essa rede de solidariedade.

Nossos templos, cerca de 1500, na Capital Mineira e em outros 27 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Catedral Cristo Rei e o Centro Olímpico da PUC Minas estão sendo colocados à disposição do poder público para serem “hospitais de campanha”. A Igreja está aberta para acolher os doentes, unindo esforços ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Sejam, pois, as nossas igrejas, grandes e pequenas, no ambiente urbano ou rural, templos da acolhida aos enfermos, a serviço da saúde, na tradição bonita da Igreja Católica de sempre amparar especialmente os mais pobres.

Peço a ajuda de todos os fiéis, cidadãos, homens e mulheres de boa vontade, na missão de acolhermos os enfermos.

Com a intercessão de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais, Cristo Rei nos guiará na tarefa de vencer a pandemia.

Fraterno abraço

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!