Coronavírus reduz doação de sangue; estoque pode durar apenas 3 dias

estoque de sangue em minas pode durar 3 dias
Coronavírus prejudica a doação de sangue em Minas Gerais (Camila Motta/Hemominas)

A Fundação Hemominas divulgou nesta quinta-feira (26), em sua conta oficial do Facebook, a situação dos estoques do banco de sangue. Com o avanço da pandemia do Covid-19 e o confinamento social, houve redução de aproximadamente 50% do número de doadores.

De acordo com a Maísa Ribeiro, diretora técnico-científica da instituição, o estoque de sangue disponível dura apenas três dias.

Os tipos O positivo, O negativo, A positivo, A negativo e AB negativo estão em estado de alerta. Já os tipos B positivo e B negativo estão em estado adequado. O tipo sanguíneo AB positivo está em situação estável.

Hemominas intensifica cuidados

Atento às recomendações do Ministério da Saúde, o Hemominas intensificou os procedimentos de higienização e prevenção, entre eles: a obrigatoriedade do uso do álcool gel / líquido70% nas mãos. Só serão aceitas caravanas de doadores de, no máximo, 10 pessoas. As salas de espera das unidades, como as de coleta do sangue, foram reorganizadas de forma a garantir um distanciamento mínimo de 1 metro entre os doadores.

Os procedimentos são realizados por profissionais capacitados e que seguem todas as normas de proteção e prevenção, a fim de proporcionar segurança para quem doa e sangue de qualidade para o paciente.

Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!