Pontos de ônibus e portas de hospitais serão lavados com cloro para frear Covid-19 em BH

PBH vai lavar a cidade
PBH vai lavar com cloro locais como pontos de ônibus (Moisés Santos/ BHAZ)

A Prefeitura de Belo Horizonte informou nesta quinta-feira (26) que vai lavar com água e cloro locais considerados estratégicos na prevenção da proliferação do novo coronavírus. As localizações exatas dos espaços estão sendo definidas por técnicos da prefeitura. No entanto, áreas próximas de hospitais e centros de saúde, além de pontos de ônibus, devem integrar a lista.

Conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde), Minas Gerais tem 133 casos confirmados do novo coronavírus. Desses, 67% (90) estão concentrados na capital mineira. O médico infectologista Estevão Urbano, presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, informou ao BHAZ que a medida da PBH é positiva.

“Apesar de poucas evidências na literatura, pode ser válido. Isso porque diminuiria a carga viral em locais de muita circulação de pessoas”, informou o especialista. Ele faz parte do Comitê de Enfrentamento à Epidemia do Covid-19 criado pelo poder Executivo da capital mineira.

A SLU (Superintendência de Limpeza Urbana) corroborou a avaliação do médico. Por meio de nota, a superintendência informou que “a proposta é que a desinfecção desses lugares colabore para a diminuição das chances de contaminação dos cidadãos pelo coronavírus”.

Medida adotada no Rio de Janeiro

Conforme o jornal Folha de São Paulo, a prefeitura do Rio de Janeiro anunciou na segunda-feira (23) que iria realizar a lavagem com detergente em locais mais afetados pelo Covid-19. Entre os pontos escolhidos, estão a zona Sul, a Barra da Tijuca e o entorno de hospitais e transportes públicos.

“Para realizar a limpeza, vamos utilizar 20 caminhões-pipas, 10 vans com uma motobomba e e 30 pulverizadores. Iremos privilegiar lavagem das superfícies e áreas de contato”, disse Paulo Mangueira, presidente da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana).

Como se proteger do coronavírus?

A SES-MG (Secretaria de Estado de saúde) orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Aline Diniz[email protected]

Editora do BHAZ desde janeiro de 2020. Jornalista diplomada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) há 10 anos e com experiência focada principalmente na editoria de Cidades, incluindo atuação nas coberturas das tragédias da Vale em Brumadinho e Mariana. Já teve passagens por assessorias de imprensa, rádio e portais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!