Jovem saudável de 16 anos morre por coronavírus na França; país registra 365 óbitos em 24 horas

Adolescente de 16 anos morre por coronavírus
Segundo a irmã da vítima, Julie era uma garota muito amada e que gostava de fazer todos rirem (Le Parisien/Reprodução)

A estudante francesa Julie, de 16 anos, se tornou a pessoa mais jovem a morrer por causa do coronavírus no continente europeu. O caso da adolescente chamou atenção porque ela não tinha histórico de condições de saúde. Julie faleceu nessa quarta-feira (25) após seus pulmões pararem de funcionar.

Em entrevista ao jornal francês Le Parisien, a irmã da vítima do Covid-19, Manon, ressaltou que a jovem não tinha qualquer doença ou condição anterior à infecção pelo vírus. “Ninguém é invencível contra esse vírus mutante. Nós temos que parar de acreditar que esse vírus só afeta os mais velhos”, desabafou.

Manon relatou que tudo começou com uma leve tosse na semana anterior. A situação de Julie piorou durante o fim de semana, com a produção de secreção. “Na segunda-feira nós fomos até um clínico geral. Foi então que ela foi diagnosticada com dificuldade respiratória”, detalhou.

‘A tristeza da família’

A irmã da adolescente disse ao jornal que era importante divulgar o caso de Julie, para que servisse como um alerta à população. A garota é descrita pela família como uma menina “alegre” e “muito amada”. “Ela amava dançar, cantar e fazer as pessoas rirem”, acrescentou a irmã.

A estudante era de Longjumeau, ao sul da França. Uma colega de escola dela afirmou que ela era “uma garota muito sociável, engraçada, gentil, ambiciosa e era amada por todos no colégio”.

Para a família, a rápida piora no quadro de saúde da garota, causada pelo coronavírus, fez com que a despedida fosse ainda mais difícil. “Os médicos fizeram tudo que puderam, mas foi impossível acordá-la. Nós tivemos tempo de ver ela, mas rapidamente tivemos que pensar no futuro. Foi violento”, desabafou Manon.

O coronavírus na França

Nessa quinta-feira (26), o diretor-geral de Saúde do país, Jérôme Salomon, revelou que 365 pessoas morreram por coronavírus nas últimas 24 horas. A informação foi divulgada no pronunciamento diário realizado por Salomon.

Agora o país registra 1.696 mortes confirmadas pelo Covid-19. Em somente um dia, houve um aumento de mais de 25% no número de óbitos. Com essa marca, a França é o terceiro país europeu no número de casos fatais do coronavírus, atrás somente da Itália e da Espanha.

Ainda assim, as informações do governo francês subestimam os verdadeiros danos causados pelo vírus. No país só são contabilizadas as mortes em hospitais, não sendo considerados os óbitos que acontecem em casa ou casas de repouso.

Segundo o presidente da Federação Hospitalar da França, Frédéric Valletoux, em entrevista a FranceInfo, dos 700 lares de idosos na região de Paris, de 100 a 150 já apresentam casos do Covid-19. Em somente uma dessas casas, 16 idosos teriam morrido. “Não sabemos como medir a extensão dos danos nos lares de idosos”, admitiu.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!