Alerta! BH pode ter chuva com ventos de até 40 km/h; começo de semana será com menos calor

Chuva poderá vir acompanhada de ventos em BH
Chuva poderá vir acompanhada de ventos (IMAGEM ILUSTRATIVA – Amanda Dias/BHAZ)

O fim do domingo (29) deverá ser com chuva em Belo Horizonte. A Defesa Civil emitiu um alerta meteorológico indicando a possibilidade das precipitações serem acompanhadas de raios e ventos de até 40 km/h.

As chuvas devem se estender até terça-feira (31), conforme informou, ao BHAZ, o meteorologista Ruibran dos Reis. “Estamos tendo a atuação de um cavado, que é um aglomerado de nuvens, entre Minas, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Este fenômeno provocará chuvas neste começo de semana”, disse.

O alerta da Defesa Civil de BH prevê chuva de até 20 mm (milímetros). O aviso é válido até às 8h desta segunda-feira (30).

Com as chuvas, o calor deve dar uma trégua aos belo-horizontinos. “A mínima para segunda será 19ºC com a máxima não ultrapassando os 27ºC. Já na terça (31) a redução é um pouco mais: mínima de 18ºC e máxima de 26ºC”.

Abril tende a começar com o calor voltando, segundo Ruibran. “O cavado vai atuar até a noite de terça. Na quarta (1º) ele perde força e teremos a retomada do calor em BH e região metropolitana”, concluiu.

Cuidados

  • Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial em áreas de encostas e morros.
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!