Paramédico muçulmano e judeu rezam juntos em Israel, em meio a pandemia, e foto viraliza

paramédico judeu muçulmano
Avraham Mintz e Zoher Abu Jama rezam juntos em Israel (Daily Mail/Reprodução)

Um paramédico muçulmano e um judeu, em Israel, rezaram juntos em um raro momento de descanso ao lidar com pacientes infectados com o novo coronavírus. A foto ganhou as redes sociais e iniciou uma corrente de solidariedade pedindo a paz entre os povos. As informações são do Daily Mail.

Avraham Mintz e Zoher Abu Jama tinham acabado de responder a uma ligação de uma mulher de 41 anos que estava com problemas respiratórios na cidade de Be’er Sheva, no Sul de Israel. Quando chegaram às 18h, os dois membros do Magen David Adom (MDA), o serviço de resposta a emergências de Israel, perceberam que esse seria o único intervalo do turno e pararam para orar.

Mintz, de 42 anos, judeu praticante, estava de frente para Jerusalém e Abu Jama, de 39, muçulmano, ajoelhado diante de Meca, com o tapete de oração embaixo dele.

A foto dos dois homens, tirada por um colega de trabalho, rapidamente se tornou viral e agora tem milhares de curtidas nas mídias sociais. Um usuário respondeu no Instagram: “Tenho orgulho de todos os serviços de resgate, não importa de que comunidade ou religião”. No Twitter, outra pessoa comentou: “Uma luta! Uma vitória! Vamos nos unir”.

Daily Mail/Reprodução

União

Mintz é pai de nove filhos, mora em Be’er Sheva e trabalha em período integral no MDA que treina voluntários. “O fato de ser um ato tão simples o torna tão poderoso. Acredito que Zoher e eu e a maior parte do mundo entendemos que temos que levantar a cabeça e orar. Isso é tudo o que resta”.

Abu Jama, pai de sete filhos da cidade beduína de Rahat, nas proximidades, foi um desses voluntários treinados por Mintz. Ele deixou seu emprego como instrutor de direção para ajudar o máximo que pôde durante a epidemia. “Em termos de crença e personalidade, acreditamos nas mesmas coisas e temos algo em comum. Acredito que ele é uma pessoa que dá e recebe o sentimento de honra e isso é importante”.

Situação grave

Durante a pandemia em Israel, o MDA respondeu a 100 mil ligações nos piores dias, o que é mais de 10 vezes o valor normal, de acordo com Zaki Heller, porta-voz do MDA.

Além do trabalho normal dos paramédicos, o MDA – que é composto por 2,5 mil funcionários em período integral e 25 mil voluntários – é responsável por levar pacientes com coronavírus ao hospital e realizar testes para a doença.

Os dois paramédicos oraram por cerca de 15 minutos antes de voltarem para a ambulância. Até agora, 3.035 israelenses testaram positivo para coronavírus, com a grande maioria dos casos moderados. Dez pacientes morreram e 49 estão em estado grave.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!