UFMG pede apoio da população para manter hospitais universitários; saiba como ajudar

transplante HIV
Hospital das Clínicas faz primeiro transplante em paciente com HIV em Minas (Henrique Coelho/BHAZ)

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) criou uma campanha na internet para arrecadar fundos com o intuito de tornar o Hospital das Clínicas, o Hospital Risoleta Neves e a UPA Centro-Sul, administradas pela Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa), referências no tratamento da Covid-19.

Juntas, essas unidades de saúde realizam mais de 3 milhões de atendimentos por ano, alcançando cerca de 1,2 milhões de pacientes no mesmo período.

Intitulada “#Colabore Hospitais UFMG”, a “vaquinha” virtual conta com apoio do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) e do MPMG (Ministério Público de Minas Gerais). Outros órgãos, como a Defensoria Pública do Estado, também defendem a ideia.

Vários Professores da universidade estão lutando pela mobilização. “Estamos prontos e dispostos a continuar oferecendo assistência com a maior qualidade possível aos nossos pacientes, esse é o nosso papel. O seu (papel), se puder, é ficar em casa, e você também pode contribuir de outra forma, participando da campanha”, informou Janaina Moreira, médica e professora do curso de medicina. Veja o vídeo:

Meta da campanha

O objetivo da iniciativa é arrecadar cinco milhões de reais. Com esse montante, a universidade deve conseguir comprar mais de um milhão de insumos. Estão na lista: materiais básicos de segurança, utensílios médicos, itens de higienização, limpeza e medicamentos.

Conforme os organizadores da ação, com R$100 é possível equipar um profissional da saúde com máscara, luvas, touca, avental e óculos de segurança – insumos que estão faltando em alguns hospitais de Belo Horizonte, como mostrou reportagem do BHAZ (veja).

+ Médicos e enfermeiros denunciam subnotificação do Covid-19 em Minas e escassez de equipamentos

Como participar?

As doações estão sendo recebidas por meio de transferência bancária. Uma conta foi criada especificamente para esse fim. Qualquer valor é aceito. Após fazer a doação, é necessário enviar o comprovante para o e-mail: [email protected]

Veja os dados bancários:

Beneficiado:  Doação Covid-19 Hospitais
CNPJ: 18.720.938/0001-41
Banco do Brasil (001)
Agência: 1615-2
CC: 960.419-7

Para outras formas de doação acesse o site oficial da campanha

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!