‘Só está lá por causa da cor’: Diretor de TV é racista com Maju Coutinho e Thelma, do BBB, e pede desculpas

rodrigo branco racismo maju thelma
Rodrigo Branco teve falas racistas contra Maju Coutinho e Thelma Assis (Instagram/Reprodução)

O empresário e ex-diretor de TV, Rodrigo Branco fez comentários racistas durante uma transmissão ao vivo com uma digital influencer sobre o paredão do BBB 20, que acontece nesta terça-feira (31). De forma preconceituosa, ele comentou sobre a participante Thelma e também sobre a jornalista e apresentadora Maju Coutinho.

Na live, a influencer Ju de Paulla, disse que torce por Thelma, e o Rodrigo resolveu comentar sobre a participante. “Não, gente, a Thelma nem pensar. Posso falar uma coisa? Torcer pela Thelma é racismo”, iniciou. “Quê? Você vai ser muito criticado, tá?”, disse a influencer.

“Seguinte, todo mundo está votando nela por que ela é negra, coitada”, disse Rodrigo. “Claro que não, garoto. Ela é maravilhosa. Você não assiste [ao] Big Brother”, falou a blogueira. “Claro que assisto. Posso falar? Semana passada ela ganhou uma provinha e ficou se achando, humilhou todo mundo”, continuou o empresário.

‘Só tá lá por causa da cor’

Rodrigo Branco foi além. “Por exemplo, é a mesma coisa que eu falo da Maju Coutinho. Ela é péssima, ela é horrível. Ela fala tudo errado, eu assisti hoje, ela só tá lá por causa da cor”, criticou.

“Qual foi a carreira dela? A carreira dela foi ser xingada. Aquele negócio “Todos Por Maju”, “Somos Todos Maju”, ela nunca foi uma repórter de campo, ela fala tudo errado”, continuou o profissional, sobre as campanhas em apoio a Maju após sofrer ataques racistas na web. “Eu, como diretor de TV maravilhoso, vou te falar. Ela lê o TP [teleprompter] errado”.

A digital influencer ficou incrédula com as falas do convidado. “Eu não acredito que você tá falando isso”, disse, com a mão na testa e depois tampando a própria boca.

‘Fui racista e tenho que assumir’

Com a grande repercussão negativa pelas falas racistas, Rodrigo Branco gravou um vídeo pedindo desculpas, publicado na madrugada desta terça-feira (31). “Sempre falo o que eu penso. Várias vezes já falei besteiras. Mas eu mudo de ideia. Ignorante é não mudar de ideia. Falei um monte de merda, não falei nada como eu penso. Eu queria falar uma coisa e falei outra. Fui racista e tenho que assumir quando a gente fala merda”, começou.

“Ainda bem que tenho amigos que me ligaram e eu escutei. Quero pedir desculpas à Ju de Paulla. Peço desculpas a todo mundo. Levei puxão de orelha e falei merda. Não me queira mal por isso”, completou o diretor, mas sem citar Maju Coutinho e Thelma. Após algumas horas, ele desativou sua conta no Instagram.

A digital influencer também se posicionou e declarou repúdio às falas do amigo. “Eu fiquei sem acreditar no que estava ouvindo. Tentei explicar para o Rodrigo e os seguidores o quão racista era a fala dele, mas fui interrompida algumas vezes. Obviamente não compactuo com o que ele disse sobre Thelma e Maju”, disse Ju de Paulla.

Perfil oficial de Thelma se manifesta

Confinada no Big Brother Brasil, Thelma Assis não sabe do que se passa aqui fora. Contudo, por meio de sua assessoria, o perfil oficial da participante se manifestou, informando que medidas cabíveis serão tomadas.

“A respeito do conteúdo de uma live, feita ontem, amplamente divulgada nas redes sociais e meios de comunicação, estamos adotando as providências cabíveis na defesa dos interesses da Thelma e da população negra brasileira”, diz o comunicado.

Até o momento, a jornalista Maju Coutinho não se manifestou sobre o ocorrido.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!