Avó e neta confeccionam máscaras em casa e distribuem na comunidade

avo mascaras coronavirus
A avó costura as máscaras e a neta as distribui pela comunidade (@renathc/Instagram/Reprodução)

Em meio à pandemia do novo coronavírus e à dificuldade de encontrar itens como máscaras de proteção e álcool em gel nos mercados, uma boa ação chamou a atenção na internet. Uma bióloga e engenheira civil maranhense e sua avó de 87 anos começaram a confeccionar, em casa, máscaras para distribuir aos idosos da região.

Renatha Costa percebeu que não conseguia encontrar as máscaras nos comércios de Santa Quitéria, no Maranhão, onde mora, ou em Parnaíba, no Piauí, onde trabalha. No Instagram, ela conta que decidiu ajudar quando viu que outras pessoas estavam fazendo máscaras em casa com TNT.

“Lemos reportagens e vimos que, em outras cidades, a população está ajudando desta forma. Eles estão sendo orientados por médicos e infectologistas e as máscaras são eficientes. Compramos o TNT, impermeabilizamos e minha avó está passando na máquina. Ela vai usar para ela e vamos doar também”, explica a bióloga.

Com a repercussão, Renatha começou a receber ajuda de voluntárias, que participam dos processos de impermeabilização do tecido e da costura. Elas também recebem doações de tecido e já confeccionaram mais de mil máscaras, que estão sendo distribuídas pela comunidade.

A avó de 87 anos, Bernarda Costa, também aparece na rede social para agradecer o carinho que vem recebendo na internet, e lembra: “Não saiam de casa! Que Deus proteja a nós todos. Eu não estou saindo de casa, estou fazendo o que os médicos estão dizendo”.

Renatha publicou vídeos dos momentos em que ela e outras voluntárias distribuíram as máscaras, especialmente aos idosos. Ela incentiva que outras pessoas também ajudem da forma que puderem.

As voluntárias já confeccionaram mais de mil máscaras caseiras (@renathc/Instagram/Reprodução)

Eficácia das máscaras

De acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a pandemia do novo coronavírus, a máscara não é recomendada para uso de todas as pessoas.

“Se você está saudável, só precisará usar uma máscara se estiver cuidando de alguém com suspeita de infecção por covid-19. Também use uma máscara se você estiver com tosse ou espirrando. As máscaras só são eficazes se combinadas com a lavagem frequente das mãos com uma solução hidroalcoólica ou com água e sabão”, informou a OMS.

As máscaras cirúrgicas não filtrantes descartáveis disponíveis no mercado médico são feitas com TNT duplo ou triplo 100% polipropileno. A Anvisa indicou para uso profissional as confeccionadas de TNT “com no mínimo uma camada interna e uma camada externa e obrigatoriamente um elemento filtrante”

As máscaras também devem ter eficiência para filtragem de partículas superior a 98% e eficiência de filtragem bacteriológica maior que 95%. Todas as camadas devem ser “resistentes à penetração de fluidos transportados pelo ar”.

As máscaras cirúrgicas são descartáveis e não devem ser reutilizadas nem limpas, sendo necessária a substituição quando o material ficar úmido ou sujo. Infectologistas afirmam que máscaras feitas em casa podem ser eficientes, mas oferecem menos proteção do que máscaras hospitalares.

Com Agência Brasil

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!