Efeito Covid-19: fabricantes estendem garantias para carros de clientes

Foto: Nissan/Divulgação

Em tempos de Covid 19 e isolamento social, as montadoras acataram as autoridades e fecharam suas fábricas. Mas o mundo não pode parar nas oficinas e nos serviços de pós-vendas, considerados como essenciais. Além disso, várias marcas flexibilizaram os tempos de garantias que coincidem para este período de crise.

Na Nissan, a tolerância para execução do serviço de manutenção subiu para 3 mil quilômetros (Foto: Nissan/Divulgação)

Várias marcas já anunciaram como ficará a garantia dos veículos par seus clientes. Veja se você se encaixa em uma das opções.

Nissan

A Nissan do Brasil flexibilizou o serviço de manutenção dos veículos dos clientes que não estarão disponíveis para comparecer diretamente nas instalações das concessionárias da marca.

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Assim, temporariamente, a tolerância para execução do serviço de manutenção – necessárias a cada 10 mil quilômetros, de acordo com o plano de garantia –, que é de 1 mil quilômetros para menos ou para mais, ou 12 meses de uso (ou um mês antes ou depois), o que ocorrer primeiro, subiu para 3 mil quilômetros e até três meses para antes ou depois, respectivamente.

Chevrolet aumentou por três meses a garantia de seus veículos (Foto: Fábio Gonzales)

Chevrolet

A Chevrolet decidiu estender temporariamente os prazos de garantia, assim como a tolerância de quilometragem para realização das revisões recomendas segundo o Manual do Proprietário dos veículos da marca.

Os veículos que estejam com suas garantias de fábrica válidas de acordo com os termos do Manual do Proprietário e com vencimento entre 1° de março e 30 de junho de 2020, terão a extensão de suas garantias por três meses.

Adicionalmente, a tolerância para execução das revisões – necessárias a cada 10 mil quilômetros, de acordo com o plano de manutenção preventiva – que é de 1 mil quilômetros para menos ou para mais, subirá para 3 mil quilômetros. A data limite para realização das revisões nesta condição será estabelecida tão logo a situação se normalize.

Oficinas das concessionárias Ford continuam em funcionamento, pois é considerado serviço essencial (Foto: Ford/Divulgação)

Ford

A Ford adotou ações emergenciais na área de serviços pós-venda para garantir o atendimento essencial aos clientes durante o período de restrições e isolamento social devido ao coronavírus. As medidas abrangem desde a adequação do funcionamento das oficinas da rede e dos prazos de revisão e garantia até os serviços de assistência e carro reserva para dar o apoio que os clientes precisam neste momento de grande necessidade.

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Os serviços de manutenção e fornecimento de peças continuam a funcionar nas concessionárias da marca, respeitando as proibições e determinações legais de cada localidade, para garantir a operação dos veículos, principalmente os que são utilizados na prestação de serviços essenciais à população.

Os clientes da marca que estão no período de revisão do veículo não precisam se preocupar com a perda do prazo de garantia. A contagem de tempo só será retomada depois que a situação for normalizada.

Linha Lexus tem garantia com tolerância de dois meses (Foto: Lexus/Divulgação)

Toyota e Lexus

A Toyota do Brasil e a Lexus Brasil vão estender por até três meses o vencimento de revisões obrigatórias ou garantia contratual em março e abril de 2020.

Confira o que acontece com os modelos da Toyota: revisão por tempo – 12 meses (aumentou de um para três meses de tolerância); revisão por quilometragem – 10.000 quilômetros (aumentou de 1.000 para 3.000 quilômetros de tolerância); novo vencimento para garantia contratual para os veículos Toyota: 36 meses (não havia tolerância, e agora é de dois meses). Ou por quilometragem para uso comercial (o que ocorrer primeiro) – 100.000 quilômetros (não havia tolerância, e agora é de 2.000 quilômetros)

Saiba como fica o novo vencimento para garantia contratual para os veículos Lexus: 48 meses (não havia tolerância, e agora é de dois meses); ou por quilometragem para uso comercial (o que ocorrer primeiro) – 100.000 quilômetros (não havia tolerância, e agora é de 2.000 quilômetros).

Peugeot

Os clientes da Peugeot terão mais três meses e/ou 3.000 quilômetros rodados, contando a partir de 17 de março de 2020, para concluírem os serviços obrigatórios mantendo a garantia de seus automóveis em dia. Já os consumidores cujos veículos estão próximos do fim da garantia, estarão cobertos em até um mês após a data limite.

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No caso de automóveis dentro da garantia com pane sem viabilidade de reparo no local, a Assistência 24 horas será responsável por organizar o regresso do cliente até sua residência e efetuar o translado do veículo até a concessionária ou garagem do consumidor, se disponível.

Na Mercedes foi estabelecido o aumento da tolerância para realização das manutenções periódicas sem prejuízo da garantia contratual (Foto: MB/Divulgação).

Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz anunciou a prorrogação do prazo de garantia dos automóveis por três meses. Foi também estabelecido o aumento da tolerância para realização das manutenções periódicas sem prejuízo da garantia contratual.

O prazo, que antes era de 30 dias ou 1.000 quilômetros, passa para 90 dias ou 3.000 quilômetros. Vale destacar que as medidas são válidas para veículos com final de garantia ou prazo de revisão expirando entre 1º de março e o final do período de quarentena.

Ouça a coluna sobre este tema no Acelera BandNews (link)

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Acelera Ai[email protected]

Jornalistas Eduardo Aquino e Luís Otávio Pires são os editores do site Acelera Aí e da seção veículos do portal Bhaz

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