MEC oferta 31,7 mil vagas para cursos gratuitos a distância

cursos mec ead
14 mil vagas já estão disponíveis na plataforma do programa (Pixabay)

Enquanto as instituições de ensino do Brasil estão fechadas para atividades presenciais devido à pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Educação (MEC) oferece, gratuitamente, 31,7 mil vagas em cursos técnicos e de qualificação profissional, a distância (EaD).

São 14 mil vagas já disponíveis na plataforma do programa Novos Caminhos. O restante poderá ser acessado nas próximas semanas, segundo o MEC. Os cursos são ofertados em conjunto com instituições públicas de ensino do país.

O programa, de acordo com a pasta, procura estimular o empreendedorismo e o ensino profissional e tecnológico no país. Até 2021, serão, ao todo, 78 mil vagas de diferentes cursos, nas modalidades presencial e a distância.

O MEC reuniu as oportunidades disponíveis no portal do programa. Lá, o interessado deve indicar estado, município, modalidade EaD e nível de escolaridade e as instituições cadastradas e com cursos já disponíveis serão listadas na tela.

“Esse tipo de ensino remoto é fundamental em meio à pandemia do coronavírus, em que o participante pode optar pelo estudo em casa e obter um certificado para a carreira. A plataforma reúne cursos técnicos em Administração, Logística, Meio Ambiente e por exemplo”, diz um trecho do comunicado do MEC.

Em média, a carga horária é de 800 horas. Já para os cursos de qualificação, como Programação e Ferramentas de Gestão, a duração é de 160 horas.

O sistema também apresenta os sites das instituições que vão ofertar os cursos, além de informações como período de matrículas, cronograma, entre outros.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!