Com dificuldade para respirar, mineiro infectado por Covid-19 faz alerta: ‘Não é uma gripezinha’

Humberto está isolado no quarto de uma enfermaria em Madri, na Espanha (Reprodução/Twitter)

Diagnosticado com o novo coronavírus, um mineiro de 50 anos gravou um vídeo, da enfermaria em que está isolado, para fazer um alerta sobre a doença. Natural de Pouso Alegre, no Sul de Minas, Humberto Rezende vive em Madri, na Espanha, há cerca de 1 ano e meio. Ele passou pelo menos sete dias com os sintomas de Covid-19 antes de ser hospitalizado.

Nas imagens, que foram publicadas no Twitter pelo vereador de BH Gabriel Azevendo, Humberto pode ser visto usando um respirador. Com dificuldade para falar, por conta da falta de ar, ele pede para que as pessoas se cuidem e evitem sair de casa diante da pandemia do novo coronavírus.

“Pessoal, meu nome é Humberto, eu moro aqui em Madrid e há algumas semanas eu contraí o COVID-19. Eu estou em recuperação, os hospitais aqui são excelentes, todo mundo trabalhando muito forte para cuidar das pessoas, a situação é muito complicada, não é uma gripezinha, a pneumonia é muito rápida e afeta muito grave as pessoas”, diz em um trecho.

“Eu queria dizer para todo mundo se cuidar muito e ficar em casa, a gente tem que ajudar o sistema de saúde a aguentar a pressão deste momento. Então tem que ficar em casa, proteger as pessoas e o sistema de saúde, fiquem bem, um abraço a todos”, completa o engenheiro.

O BHAZ conversou nesta quarta-feira (1°) com um familiar de Humberto, que prefere não ser identificado. Segundo os parentes, ele gravou o vídeo para que moradores da cidade de Santa Rita do Sapucaí, de onde os familiares são, fossem conscientizados a respeito do novo coronavírus. “Ele fez com o intuito de espalhar para parentes e amigos. Não sabemos como, mas o vídeo foi parar em grupos de Facebook da região, alguém viu e compartilhou”, conta a fonte ouvida pela reportagem.

De acordo com o familiar, Humberto teve uma falta de ar muito forte antes de dar entrada no hospital, em Madri. Já era o sétimo dia de sintomas de Covid-19. “Ele testou positivo e seguiu as instruções do governo da Espanha, de ficar em casa. Mas teve uma falta de ar forte e foi hospitalizado”, conta.

“Eu moro em Porto Alegre e quando a empresa liberou trabalhar de casa, vim logo para cá [Santa Rita do Sapucaí] para cuidar da família. Desde que a situação começou a ficar grave na Itália, a gente tem tomado todos os cuidados. Hoje vi muita gente saindo na rua, alguns estão achando que é besteira, mas como a gente sente na pele, tem alguém da família infectado, então a gente está tomando todos os cuidados possíveis”, explica.

“O Humberto fala com a gente desde o começo para ficarmos em casa, para que os casos diminuam. A gente sabe que precisa fazer isso. Se todos ficarem doentes ao mesmo tempo, vai faltar leitos, e a situação pode ficar ainda pior”, pondera.

Ainda segundo o familiar, Humberto está isolado em um quarto de enfermaria. Lá, ele tem acesso ao celular e pode conversar com a família. O médico que o trata, inclusive, recomenda o contato com os parentes, para que ele não se sinta tão sozinho e ganhe estímulo para o tratamento. “Ele fala todo dia com a família, mas evitamos um pouco para não desgastá-lo. É uma recomendação para ajudá-lo a melhorar, já que está longe da família. É uma forma de ter contato e dar apoio”, explica.

Apesar da dificuldade para respirar, o engenheiro tem apresentado melhora. “Ele está melhorando gradativamente, é o quinto dia que a gente tem um quadro de melhora no boletim dele. O vídeo foi de dois ou três dias atrás. Ele está bem cansado e com falta de ar. Todos os dias o médico fala com a gente, graças a Deus ele está estável”, conta.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!