Surto em sauna na China indica que coronavírus resiste ao calor

surto em sauna derruba teoria que coronavírus morre no calor
Casos foram no pico da epidemia no país; ainda não se sabe se evento é pontual (Shutterstock)

Pelo menos nove pessoas contraíram o novo coronavírus em uma sauna pública, na China. Um estudo de caso, publicado na revista científica Journal of the American Medical Association (JAMA), indica que o Sars-CoV-2 é resistente à alta umidade e ao calor.

Os cientistas coletaram dados no início do deste ano, em uma sauna pública para homens na cidade de Huai’an, a 700 km a nordeste de Wuhan, epicentro da pandemia.

De acordo com o estudo, todos os pacientes estiveram ou trabalharam no estabelecimento, que na verdade é um complexo de mais de 270 m2 com chuveiros, piscinas e saunas. A temperatura nos diferentes ambientes varia de 25ºC até 41ºC, e a umidade do ar é de aproximadamente 60%.

Os pacientes apresentaram febre alta e calafrios. Alguns tiveram quadro de congestão pulmonar. A idade média deles é de 35 anos. A infecção de todos foi confirmada por meio do teste de RT-PCR, que é a reação em cadeia de polimerase em tempo real e exame de tomografia computadorizada, que revelou pontos de opacidade nos pulmões. Porém, nenhum deles usou respirador mecânico.

Pelos resultados atingidos, os pesquisadores apontam que o vírus pode ter a capacidade de transmissão limitada em condições muito úmidas e quentes.

Entretanto, segundo os estudiosos, a pesquisa ainda apresenta lacunas, pois ainda não é possível afirmar se foi um caso de transmissão local com contato direto com superfícies contaminadas ou se há realmente a possibilidade de contágio através do ar quente e úmido.

Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!