Prefeitura de Sete Lagoas autoriza funcionamento de parte do comércio: ‘Não podemos ficar parados’

Anúncio foi feito pelo prefeito nas redes sociais
Anúncio foi feito pelo prefeito nas redes sociais (Prefeitura de Sete Lagoas/Facebook/Reprodução + Amanda Dias/BHAZ

A prefeitura de Sete Lagoas autorizou a reabertura de alguns setores do comércio, a partir desta quarta-feira (1º), mesmo diante da pandemia do novo coronavírus. A cidade da região Central de Minas tem dois casos confirmados do Covid-19, dentre os 314 registrados no Estado.

O prefeito Duílio de Castro Faria (Patriotas) gravou um vídeo explicando que a retomada das atividades dos comércios citados no Decreto Municipal levou em consideração a situação da cidade diante da enfermidade.

“Hoje a situação está sob controle. Tivemos 301 notificações e separamos 47 amostras e mandamos para análise. Destas amostras, somente duas que vieram positivamente do coronavírus. As outras todas estão negativas. As medidas que tomamos lá atrás deu positivo e a situação está controlada”, diz em um dos trechos da gravação publicada nas redes sociais da prefeitura.

Dados da Vigilância Epidemiológica Municipal de Sete Lagos apontam que subiu para 318 o número de notificações do novo coronavírus na cidade. Os casos confirmados segue sendo dois.

O novo decreto tem validade de 15 dias e, segundo o chefe do Executivo municipal, uma reunião acontecerá antes do fim do prazo para analisar os impactos na cidade.

Entre os comércios autorizados a retomar o funcionamento estão salões de beleza, barbearia, lotéricas, oficinas, borracharia, velórios, funerárias, lavanderias, corretoras de imóveis, imobiliárias, despachantes, óticas, dentre outros.

O prefeito também disse que a reabertura dos comércios irá proporcionar a retomada da economia da cidade. “Não podemos ficar parados. Nossa economia traz muitos danos. Muitas pessoas dependem do trabalho para sobrevivência e alimentar seus filhos”, afirmou.

A flexibilização em Sete Lagoas também aconteceu em Lagoa Santa e isso contraria órgãos de saúde de todo o mundo. Presidentes de diversos países, como Argentina e Estados Unidos, estão estendendo as medidas de isolamento social justamente para brecar o avanço da pandemia de coronavírus.

+ Lagoa Santa libera volta de comércio, bares e restaurantes; ato contraria órgãos de saúde

Cuidados

O Decreto Municipal destaca que a volta aos trabalhos nos setores autorizados precisará cumprir recomendações de saúde, como a intensificação de limpeza, disponibilização de produtos de assepsia aos clientes, distância entre os consumidores para evitar aglomerações e equipamentos de proteção individual aos funcionários.

O decreto com a lista completa dos comércios que podem abrir as portas em Sete Lagoas pode ser lido clicando aqui.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!