É pentacampeão! Globo vai reprisar final da Copa de 2002 no Domingo de Páscoa

globo reprisa final da copa de 2002
A equipe comandada por Felipão conseguiu passar invicta pela competição (TV Globo/Reprodução)

Para matar a saudade do público do futebol, que já está há quase um mês sem ver a bola rolar, a TV Globo preparou uma surpresa para o Domingo de Páscoa, 12 de abril. A emissora vai usar o horário típico do esporte, às 16h, para reprisar a final da Copa do Mundo de 2002.

A partida foi a que garantiu à Seleção Brasileira o título de pentacampeã mundial. Com a liderança de Cafu e o talento de craques como Ronaldo Fenômeno e Rivaldo, o time venceu todas as partidas do campeonato e derrotou a Alemanha para conseguir o troféu.

A narração da partida histórica ficará por conta de Galvão Bueno, além de um especial antes da partida, comandado por Cléber Machado e Casagrande. Para aquecer os motores, serão convidados personagens marcantes para a conquista histórica da seleção.

Depois de ver a seleção brilhar em campo, a emissora vai prestigiar as comemorações que aconteceram em todo o país, relembrando os momentos de festa e o retorno da seleção campeã para o Brasil.

A história do penta brasileiro

A Copa do Mundo de 2002 foi a 17ª edição do evento, que já começou trazendo algumas mudanças. Sediada pela Coréia do Sul e pelo Japão, foi a primeira vez que dois países dividiram essa tarefa. Além disso, foi a primeira vez que o campeonato não aconteceu na Europa nem nas Américas.

Para a Seleção Brasileira, o começo da competição foi um pouco conturbado. A seleção vinha de um vice-campeonato em 1998, após perder por 3 a 0 para a França de Zidane, e passava por um momento ruim. O Brasil chegou a ser eliminado da Copa América, em 2001, após derrota para Honduras, time pouco prestigiado. Nesse ritmo, as eliminatórias da Copa foram um grande desafio para o time de 2002.

Após sucessivas trocas de técnicos do time, chegou ao comando da seleção Luiz Felipe Scolari, o Felipão. Com temperamento explosivo e pulso firme, Felipão fechou um time de craques em 2001, o que garantiu a classificação do Brasil para a copa, mas somente após a vitória na última partida da etapa.

Imagem
Uma das imagens mais marcantes para os brasileiros foi o momento em que o capitão Cafu levanta a taça (TV Globo/Reprodução)

Dali pra frente, a equipe convocada por Felipão ascendeu no campeonato. Sem nenhuma derrota durante a competição, o Brasil venceu na final a forte equipe da Alemanha, que contava com os notáveis Neuville, Frings e Klose, além do goleiro eleito craque da Copa, Oliver Kahn.

Com dois gols de Ronaldo,o Brasil abriu confortável vantagem e a Alemanha não conseguiu reagir. A imagem de Cafu levantando a taça e a festa do Brasil são momentos dignos de reviver, já que o reencontro entre as duas seleções, que aconteceu alguns anos depois, fica melhor no esquecimento.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!