Home NotíciasEsportesÉ pentacampeão! Globo vai reprisar final da Copa de 2002 no Domingo de Páscoa

É pentacampeão! Globo vai reprisar final da Copa de 2002 no Domingo de Páscoa

globo reprisa final da copa de 2002

Para matar a saudade do público do futebol, que já está há quase um mês sem ver a bola rolar, a TV Globo preparou uma surpresa para o Domingo de Páscoa, 12 de abril. A emissora vai usar o horário típico do esporte, às 16h, para reprisar a final da Copa do Mundo de 2002.

A partida foi a que garantiu à Seleção Brasileira o título de pentacampeã mundial. Com a liderança de Cafu e o talento de craques como Ronaldo Fenômeno e Rivaldo, o time venceu todas as partidas do campeonato e derrotou a Alemanha para conseguir o troféu.

Leia mais: Cruzeiro desiste de partida e Uberlândia é declarado campeão de torneio

A narração da partida histórica ficará por conta de Galvão Bueno, além de um especial antes da partida, comandado por Cléber Machado e Casagrande. Para aquecer os motores, serão convidados personagens marcantes para a conquista histórica da seleção.

Depois de ver a seleção brilhar em campo, a emissora vai prestigiar as comemorações que aconteceram em todo o país, relembrando os momentos de festa e o retorno da seleção campeã para o Brasil.

Leia mais: Episódio de Simpsons ‘previu’ explosão em loja de fogos no Líbano

A história do penta brasileiro

A Copa do Mundo de 2002 foi a 17ª edição do evento, que já começou trazendo algumas mudanças. Sediada pela Coréia do Sul e pelo Japão, foi a primeira vez que dois países dividiram essa tarefa. Além disso, foi a primeira vez que o campeonato não aconteceu na Europa nem nas Américas.

Para a Seleção Brasileira, o começo da competição foi um pouco conturbado. A seleção vinha de um vice-campeonato em 1998, após perder por 3 a 0 para a França de Zidane, e passava por um momento ruim. O Brasil chegou a ser eliminado da Copa América, em 2001, após derrota para Honduras, time pouco prestigiado. Nesse ritmo, as eliminatórias da Copa foram um grande desafio para o time de 2002.

Após sucessivas trocas de técnicos do time, chegou ao comando da seleção Luiz Felipe Scolari, o Felipão. Com temperamento explosivo e pulso firme, Felipão fechou um time de craques em 2001, o que garantiu a classificação do Brasil para a copa, mas somente após a vitória na última partida da etapa.

Imagem
Uma das imagens mais marcantes para os brasileiros foi o momento em que o capitão Cafu levanta a taça (TV Globo/Reprodução)

Dali pra frente, a equipe convocada por Felipão ascendeu no campeonato. Sem nenhuma derrota durante a competição, o Brasil venceu na final a forte equipe da Alemanha, que contava com os notáveis Neuville, Frings e Klose, além do goleiro eleito craque da Copa, Oliver Kahn.

Com dois gols de Ronaldo,o Brasil abriu confortável vantagem e a Alemanha não conseguiu reagir. A imagem de Cafu levantando a taça e a festa do Brasil são momentos dignos de reviver, já que o reencontro entre as duas seleções, que aconteceu alguns anos depois, fica melhor no esquecimento.

Guilherme Gurgel

Guilherme Gurgel

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

Comentários