Polícia encontra homem que gravou vídeo falso sobre suposto desabastecimento na CeasaMinas

Homem foi chamado para depor na próxima semana
Homem foi chamado para depor na próxima semana (Twitter/Reprodução)

A Polícia Civil de Minas Gerais identificou, nesta quinta-feira (2), o autor do vídeo que fala sobre um suposto desabastecimento na CeasaMinas (Centrais de Abastecimento de Minas Gerais) durante a pandemia do Covid-19.

A gravação foi compartilhada nas redes sociais por diversas pessoas e até mesmo pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Ele se desculpou por postar o vídeo com informações falsas.

Em coletiva, os delegados Saulo Castro, Rodrigo Bustamante e Luciano Guimarães disseram que o homem responsável pela gravação é autônomo, tem 48 anos e não possui antecedentes criminais, nem filiação partidária.

+ Bolsonaro compartilha vídeo falso sobre CeasaMinas e causa pânico; Polícia investiga origem

Ainda não se sabe o que motivou o homem a fazer tal gravação, pois no momento, segundo os delegados, havia “grande quantidade de alimentos” na Ceasa, ao contrário do que é dito e mostrado nas imagens.

“Ele esteve na região conhecida como Pedra no dia 31 de março, por volta das 10h15, mas a situação de momento era diferente do que ele falou. Ele fez uma tomada [de imagens] de forma que mostrasse a área totalmente vazia. O que não é verdade. Imagens captadas mostram grande quantidade de mercadoria”, disseram os delegados.

+ Bolsonaro pede desculpa após postar vídeo com informações falsas sobre CeasaMinas

O autor da gravação foi chamado pela PCMG a prestar depoimento na próxima segunda-feira (6), porém, conforme explicaram as autoridades, ele pode fazer o procedimento antes do prazo determinado.

Contravenção penal

O vídeo feito pelo profissional autônomo se enquadra na contravenção penal de provocar alarme falso.

“Por ora é o que vislumbramos na investigação. A pessoa já foi intimada a comparecer na delegacia e, se assim desejar, apresentar as justificativas para a ação”, informaram as autoridades.

O artigo 41 da Lei das Contravenções Penais prevê multa ou prisão para quem comete tal crime.

Compartilhamento de notícias falsas

Os delegados ainda ressaltaram que compartilhar notícias falsas é crime e alertaram a população.

“Indicamos que antes de divulgar vídeos recebidos as pessoas verifiquem para não haver a disseminação de notícia falsa e suas consequências. Quem sabe que a notícia é falsa, mas mesmo assim compartilha também pode responder criminalmente”, alertaram.

O abastecimento de alimentos segue normalizado na CeasaMinas.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!