Prefeitura de Contagem usará ‘poder de polícia’ contra comerciantes: ‘Precisamos de todos no isolamento’

Cidade da Grande de BH já registrou a primeira morte pelo Covid-19
Cidade da Grande de BH já registrou a primeira morte pelo Covid-19 (Rede Globo/Reprodução + Envato/Banco de imagens)

O prefeito de Contagem, Alex de Freitas (sem partido), promete usar o “poder de polícia” com comerciantes que descumprirem o isolamento social neste momento de pandemia do Covid-19. A cidade da região metropolitana de Belo Horizonte tem 10 casos confirmados da doença e uma morte.

“A Guarda Civil Municipal está nas ruas e, no caso extremo, se não houver cooperação [dos comerciantes] usaremos o poder de polícia do município. O que está em jogo é a saúde de todos nós”, disse em entrevista à Globo, nesta quinta-feira (2).

Nos últimos dias a prefeitura tem notado aumento na circulação de pessoas e a reabertura de comércios. “Detectamos esse aumento. O decreto prevê o fechamento de shoppings e galerias e o comércio de rua funciona seguindo as orientações, como evitar aglomeração de pessoas e EPIs aos funcionários”.

O decreto pode ser lido aqui.

Isolamento social

Seguindo as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde), Alex de Freitas pediu para a população manter o isolamento social. “É momento de crise e precisamos de todos no isolamento social. Antes estar em casa do que em hospital”.

+ Em 24h, mortes por coronavírus dobram em Minas; casos suspeitos se aproximam de 40 mil

O prefeito anunciou uma parceria com o Hospital Sana Helena, da rede privada, para atender possíveis pacientes infectados com o novo coronavírus e falou sobre a aquisição de respiradores, equipamento essencial no processo de tratamento. “Compramos 25 respiradores, que devem ser entregues na semana que vem, a locação de mais 45 e já temos 100 em funcionamento”, disse.

IPTU e ajuda a estudantes

A partir da próxima semana a prefeitura de Contagem vai passar R$ 65 para alunos da rede municipal e estadual. A quantia é para a compra de alimentos em supermercados.

Apesar de receber o pedido para adiamento da cobrança do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), que começa neste mês, Alex de Freitas afirmou que isso não será possível, pois o imposto é “fundamental para as ações” da prefeitura.

“Este dinheiro é fundamental para que a gente pague a folha do mês que vem”, disse.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!