Home CarreirasQuarentena produtiva! Confira 8 plataformas com cursos online de graça

Quarentena produtiva! Confira 8 plataformas com cursos online de graça

cursos online gratuitos na quarentena

Com o isolamento social recomendado por autoridades sanitárias e medidas como fechamento de escolas e comércio para frear o contágio do coronavírus, muita gente procura de maneiras de utilizar melhor o tempo. E para quem quer aproveitar a quarentena para se especializar em alguma área, não faltam oportunidades.

Universidades e outras instituições de todo o mundo estão disponibilizando cursos online de graça para quem quer passar o tempo em casa estudando. São cursos de línguas estrangeiras, programação, gastronomia, marketing e vários outros. A maioria oferece certificados no final e ajuda os participantes a dar uma incrementada no currículo.

Confira abaixo oito plataformas que disponibilizaram conteúdos gratuitos online no período da quarentena:

1. Estácio

A Estácio liberou boa parte de seu conteúdo de forma gratuita no site. São mais de 20 cursos diferentes, divididos em quatro grandes áreas: Administração, Gestão e Engenharia; Educação; Gastronomia e Programação.

Como participar? Acesse o site e selecione o curso de sua preferência.

2. USP

A Universidade de São Paulo, uma das principais do Brasil, também tem se mobilizado para viabilizar a educação à distância no período da quarentena. Em parceria com a plataforma Coursera, a universidade oferece cerca de 16 cursos diferentes, que vão desde “marketing digital” e “inovação na gestão de equipes e negócios” até “consolidando empresas: estrutura jurídica e financeira”, “fundamentos para o design de interface” e “introdução à ciência da computação”.

Leia também:  Em novo mutirão, Guarda Municipal fecha lojas que descumprem decreto na Pampulha

Como participar? Acesse o site e selecione o curso de sua preferência.

3. Curso de Inglês

A SEDA College, escola de idiomas que fica em Dublin, na Irlanda, disponibilizou todo o seu conteúdo online de forma gratuita para pessoas que quiserem estudar inglês no mundo inteiro. São mais de 50 cursos em vídeo-aulas, com oito professores diferentes, que vão do nível básico ao avançado.

Como participar? Acesse o site e inscreva seus dados para receber todos os conteúdos.

4. Ivy League

Para quem quer aproveitar para praticar o inglês enquanto aprende outros conteúdos, também não faltam opções. A Ivy League, uma liga formada pelas oito principais universidades particulares dos Estados Unidos – e algumas das principais do mundo – disponibilizou mais de 450 cursos online completamente gratuitos.

Leia também:  Liminar proíbe Nova Lima de flexibilizar isolamento social; 2ª etapa para reabrir comércio começaria hoje

Oferecidos por faculdades como Harvard, Yale e Dartmouth, os cursos são da categoria MOOC (Curso Online Aberto e Massivo), têm certificado e passam por todas as áreas de conhecimento, em níveis que vão do básico ao avançado.

Como participar? Acesse o site da Ivy League e escolha o curso de sua preferência

5. FGV

A Fundação Getúlio Vargas disponibilizou gratuitamente mais de 50 cursos das áreas de Direito, Economia, Educação, Marketing e Gestão Empresarial, entre outros. Alguns dos cursos são especialmente voltados para ajudar a esclarecer dúvidas e preocupações que podem se agravar com a crise do coronavírus, como a organização do orçamento familiar e consumo consciente.

Como participar? Acesse o site e escolha o curso de sua preferência.

6. LinkedIn

O LinkedIn liberou gratuitamente um conteúdo que também pode ajudar a melhorar a organização durante o período da quarentena. Agora, é possível ter acesso gratuito ao conteúdo sobre “Trabalho remoto: colaboração, foco e produtividade”, que se divide em dez tópicos de estudo com professores e especialista.

Leia também:  DE GRAÇA! BH tem vagas em oito cursos profissionalizantes

Como participar? Acesse o site e assista aos conteúdos gratuitos.

7. Udemy

Para quem deseja aprender mais sobre técnicas básicas de informática, a Udemy liberou mais de 400 cursos de forma gratuita. Os cursos vão desde conteúdos mais básicos, como uso do Excel, até temas mais específicos e avançados, como programação para crianças com ferramentas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets).

Como participar? Acesse o site e escolha o curso de sua preferência.

8. Unesp

A Universidade Estadual de São Paulo também disponibilizou diversos conteúdos de forma gratuita. São cerca de 73 temas, divididos nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Exatas e Ciências Biológicas, e mais de 2 mil materiais diferentes.

Como participar? Acesse o site e escolha o curso de sua preferência de acordo com a área.

Giovanna Fávero

Giovanna Fávero

Estudante de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Escreve com foco na área de Guia e Cultura no BHAZ.

Comentários