Guerra contra o Covid-19: Expominas se transforma em hospital com mais de 700 leitos

expominas hospital campanha
Hospital de campanha foi montado no Expominas (Amanda Dias/BHAZ)

O Expominas, no bairro Gameleira, na região Oeste de BH, se prepara para ser usado como instrumento de assistência à saúde no combate ao avanço do novo coronavírus em Minas. O local, que já foi palco de shows e eventos, terá a estrutura usada para a montagem de um grande hospital de campanha, com 768 leitos destinados ao tratamento de infectados pela Covid-19.

A montagem da unidade de saúde já está em estágio avançado e as dependências devem ficar prontas em breve. Os pacientes com quadro clínico menos grave serão levados para o local para desafogar os hospitais, que ficará com os casos mais graves.

Segundo a coronel médica da Polícia Militar de Minas Gerais, Gilmara Mota Martins, o hospital de campanha no Expominas começou a ser discutido no dia 25 de março e deve ficar pronto ainda no mês de abril.

“Nós dividimos a montagem em etapas. Atualmente estamos concluindo a estrutura modular e devemos iniciar a 2ª etapa, que a instalação mobiliária hospitalar, a adequação elétrica, rede de esgoto e água, e equipamentos de gás, como oxigênio e ar comprimido”, explica a coronel.

O hospital de campanha será dividido em três blocos. O primeiro, chamado de bloco amarelo, que deve ser entregue até o fim do mês, terá 260 leitos de enfermaria, com suporte básico.

Os outros dois blocos, azul e verde, contarão com 220 e 260 leitos respectivamente. Eles serão ativados em caso de necessidade e contam com a mesma estrutura.

“O objetivo aqui é atender pessoas em quadros amenos para não sobrecarregar o sistema de saúde. Mas, não será um hospital aberto. Os acometidos devem procurar o hospital normalmente e serão encaminhados para cá. Aqui também teremos 28 leitos de estabilização, para caos de pacientes que evoluírem para casos mais graves. Se houver uma piora, essa vítima será levada novamente para o hospital, onde há uma unidade mais avançada”, diz a coronel.

Mineirão

Também em BH, uma estrutura semelhante será montada no Mineirão, na região da Pampulha. O projeto do hospital provisório no estádio é da Prefeitura de Belo Horizonte, que confirmou a informação, mas ainda não divulgou maiores detalhes.

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) já havia adiantado a medida em entrevista para a Alterosa. Buscando experiência, a prefeitura consultou os responsáveis pela montagem da estrutura no Expominas para adotar um modelo semelhante no Mineirão.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!