Em novo ato racista no BBB, Gizelly chama maquiagem de Thelma de barro; Babu ganha carro após perder prova

gizelly acusada de racismo contra Thelma
Comoção com derrota de Babu Santana na prova do líder garantiu para o “paizão” um carro zero fora do programa (Globoplay/Reprodução)

A vigésima edição do BBB já foi palco para assédios, diversas atitudes racistas, machistas e até apologia à zoofilia. Agora, mais uma vez as ações de uma participante tem gerado críticas e discussões sobre racismo nas redes sociais. A advogada Gizelly Bicalho fez um comentário racista ao comparar a maquiagem usada pela médica Thelma Assis a barro.

+ Pyong é intimado a depor sobre assédios no BBB: ‘Errei, não vou mentir’

O episódio aconteceu na noite dessa quinta-feira (2), quando Gizelly observou o lençol da médica e notou que a maquiagem havia sujado a cama. “Gente, eu não sei o que a Thelminha passa na cara. É barro? Isso é barro!”, disse ela enquanto ria.

+ Três assédios: Internautas acusam Petrix, do BBB, e pedem expulsão

Thelma também estava no quarto no momento do comentário e respondeu constrangida dizendo que aquilo era sua base, que era marrom. Gizelly então justifica a comparação. “Mas não é a cor, é a quantidade que você passa”, acrescenta.

No quarto, estavam várias participantes do programa, que também riram e concordaram com Gizelly, ou se calaram. Somente a médica Marcela McGowan repreendeu a comparação da colega de confinamento. “É porque a base dela é escura, gente”, disse.

#GizellyRacista

Com a repercussão do vídeo, o nome de Gizelly ficou entre os mais comentados do Twitter desde o episódio. A justificativa da advogada de que estaria falando da quantidade de maquiagem não colou com a maioria. “Quem usa a expressão ‘passar barro’ para falar de quantidade?”, questionou uma usuária do Twitter.

+ ‘Adolf Ivy’: Mineira debocha de pente do Babu, dá show de racismo e vira alvo de pedido de exclusão do BBB

Após a chuva de críticas, a conta oficial de Gizelly no Twitter se pronunciou sobre o assunto. Os administradores do perfil reconheceram o teor racista do comentário e pediram desculpas a Thelma e sua família. “Temos a certeza de que aqui fora ela continuará aprendendo e se desconstruindo, como sempre fez”, escreveram.

O perfil de Thelma também usou as redes sociais para comentar o assunto. Para quem administra as mídias da médica, a fala de Gizelly se caracteriza como racismo recreativo. Uma forma de discriminação que acontece quando a pessoa tenta ser engraçada. “Para gente, é importante pontuar o racismo, mesmo que vindo de uma amiga da Thelma”, escreveram.

+ BBB: Papo sobre zoofilia revolta internet, gera bronca, envolve delegado e termina com choro de ex-BBB Jonas

O jogo continua e Babu se dá bem

Na mesma noite da polêmica fala de Gizelly, os participantes disputaram a liderança da semana. Dessa vez, não era só o poder na competição que estava em jogo, já que o vencedor também levaria para casa um carro zero no modelo Fiat Toro Ultra. A prova de sorte dependia somente do acaso para escolher a chave certa que ligaria o carro.

A vitória ficou com a cantora Flayslane, que escolheu a chave certa na última rodada contra o ator Babu Santana. O brother foi eliminado sem levar o carro e ficou arrasado com a derrota. “De novo, meu Deus. Que tortura”, lamentou o brother, momentos antes de cair nas lágrimas.

O ator sempre abriu o jogo sobre não ter uma boa condição financeira e sua derrota na prova comoveu algumas pessoas dentro e fora da casa. A influenciadora Rafa Kalimann garantiu que quando sair do programa tentará usar seu alcance para conseguir um carro do mesmo modelo para o colega. Enquanto isso, a médica Thelma consolava Babu. “É tudo na sua hora, viu?”, afirmou.

‘A favela está precisando’

Com a comoção geral, muitas pessoas quiseram iniciar vaquinhas nas redes sociais para presentear Babu com o carro. No entanto, o perfil oficial do ator agradeceu a solidariedade e deu uma sugestão melhor. “Junta essa vontade, amigos e família, e doe alimentos e produtos de limpeza para as comunidades. As favelas, periferias de todo Brasil estão precisando”, pediu.

Ainda assim, o carro zero de Babu ficou garantido. A empresa Easy Carros, em parceria com o grupo Green Automóveis, prometeu que o presente dele está esperando na sua saída do programa.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!