Kalil critica reabertura de comércios em outras cidades: ‘Daqui a pouco vai faltar caixão’

Kalil falou que segue recomendações das autoridades de saúde
Kalil falou que segue recomendações das autoridades de saúde (Amira Hissa/PBH)

Alexandre Kalil (PSD), fez duras críticas aos prefeitos de cidades mineiras que estão autorizando a reabertura de comércios em meio à pandemia do novo coronavírus e voltou a defender o isolamento social, nesta sexta-feira (3).

O prefeito de Belo Horizonte disse, em entrevista à Rádio Itatiaia, que os políticos estão “brincando com coisa séria” e que se continuar desta forma “não vai faltar respirador, vai faltar é caixão, como aconteceu na Europa”, afirma.

“Acho que tinha que ser um isolamento uniforme [em Minas Gerais]. Não podemos arcar com flexibilização. É ir contra o que o mundo todo está fazendo. Se 1.690 pessoas morreram em um dia em Nova York, vamos evitar. Só tem um modo: ficar em casa, custe o que custar”, disse.

Kalil falou que o momento é de pensar nas pessoas em vulnerabilidade social e não em empresários. “Não é hora de agradar empresário. Vamos pensar nos aglomerados e favelas, gente que vive amontoado em lugares pequenos”.

Para a população de Lagoa Santa, onde o comércio teve a reabertura autorizada, o mandatário fez um apelo. “Independentemente da flexibilização, vá para casa. O mundo todo aprendeu que tem que ficar em casa. Tá certo? Estão brincando com coisa séria”, orienta.

+ Kalil proíbe entrada de ônibus de Lagoa Santa em BH e critica volta do comércio na cidade: ‘Festança’

O chefe do executivo municipal reforçou que segue as orientações das autoridades de saúde e que neste momento não vai mandar reabrir o comércio da capital mineira. “O prefeito não toma atitude, ele é orientado por infectologistas. Se eles mandarem flexibilizar amanhã, eu vou. Não sou o rei da cocada preta”, ironiza.

Brasil precisa de ‘comando’

O prefeito de BH disse ainda que o governo federal não enviou recursos para ajudar no combate ao COVID-19. “Esperamos que [o governo] tome a postura do mundo todo”.

Kalil também criticou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). “A população precisa do comando de um presidente para estar à frente de uma guerra que o Brasil está preparando para enfrentar”, finaliza.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!