Em Minas, prefeito renuncia após revogar decreto que permitia reabertura do comércio

prefeito varginha renuncia
A decisão foi tomada depois da má repercussão da decisão pela reabertura do comércio (Varginha Online/Youtube/Reprodução)

Um dia após revogar o decreto que permitia a reabertura do comércio em Varginha, no Sul de Minas Gerais, o prefeito da cidade, Antônio Silva (PTB), renunciou ao cargo na manhã desta segunda-feira (6). Em uma carta enviada à Câmara Municipal, ele alega ter “razões de foro íntimo” para tomar a decisão.

Após ser pressionado por empresários, Antônio Silva havia emitido na última sexta-feira (3) um decreto que permitia que parte do comércio da cidade fosse reaberto em meio à pandemia do coronavírus, contrariando recomendações de isolamento social.

A decisão foi questionada pela população e por órgãos como o Ministério Público, a Associação Médica e o Conselho Municipal de Saúde. Nesse domingo (5), o então prefeito voltou atrás e revogou o decreto depois da repercussão da decisão. “Procurei, ao longo desse tempo, desempenhar minha função com honestidade, probidade e integral dedicação, no afã de corresponder às expectativas daqueles cidadãos que me confiaram o seu voto. Não sou prefeito, apenas estou prefeito, mas, nas atuais circunstâncias e por razões de foro íntimo, reconheço não ter condições de continuar administrando a prefeitura”, escreveu Antônio Silva no documento enviado à Câmara Municipal (leia na íntegra abaixo).

O político cumpria, desde 2016, seu quarto mandato como prefeito de Varginha. Antônio Silva já havia exercido a função entre 2012 e 2016, 1997 e 2000 e 1989 e 1992.

Carta na íntegra

Eu, abaixo-assinado, Antônio Silva, brasileiro, casado, advogado, residente e domiciliado nesta cidade, na Alameda dos Sabiás, nº 157, Jardim Cidade Nova, dirijo-me respeitosamente a V. Exa. para expor e comunicar o seguinte:

Durante mais de 15 anos tive a honra de estar à frente da Prefeitura desta cidade, como Prefeito, eleito por 4 mandatos.

Procurei, ao longo desse tempo, desempenhar minha função com honestidade, probidade e integral dedicação, no afã de corresponder às expectativas daqueles cidadãos que me confiaram o seu voto.

Não sou Prefeito, apenas estou Prefeito, mas, nas atuais circunstâncias e por razões de foro íntimo, reconheço não ter condições de continuar administrando a Prefeitura.

Relembrando as palavras do Apóstolo Paulo, posso afirmar que “combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé”, e encerro a minha missão com a consciência do dever cumprido.

Assim sendo, num ato de livre manifestação de vontade e para que produza os seus jurídicos e legais efeitos, venho comunicar a V. Exa. minha decisão irrevogável e irretratável de RENUNCIAR, a partir desta data, ao cargo de Prefeito Municipal desta cidade de Varginha – Estado de Minas Gerais, para o qual fui eleito nas eleições do ano de 2016, para o quadriênio 2017/2020.

Na oportunidade, renovo a V. Exa. e a seus ilustres pares, meus protestos de elevada consideração e respeito.

Varginha (MG), 06 de abril de 2020

Antônio Silva”

Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!