Pandas aproveitam ‘privacidade’ de zoológico e acasalam pela primeira vez em 10 anos

pandas acasalam
Desde 2010, o zoológico tentava estimular o acasalamento natural do casal (@HongKongFP/Twitter/Reprodução)

Pela primeira vez em 10 anos, um casal de pandas gigantes que vive no zoológico Ocean Park, em Hong Kong, foi flagrado acasalando. Os profissionais que trabalham no zoológico tentam, há anos, fazer com que os animais procriassem, mas eles tomaram a decisão sozinhos agora que o zoológico não recebe visitantes.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o zoológico está fechado para visitas desde o dia 26 de janeiro e somente os funcionários circulam pelo local. Ying Ying e Le Le, os dois pandas gigantes, chegaram no Ocean Park em 2007.

“Desde que começamos as tentativas do acasalamento natural, em 2010, ainda não havíamos tido sucesso até este ano”, afirmou Michael Boos, diretor de conservação do zoológico, à agência de notícias de Hong Kong.

Os administradores do zoológico já haviam notado comportamentos que indicavam que o acasalamento aconteceria. “No fim de março, Ying Ying começou a passar mais tempo brincando na água, enquanto Le Le vem deixando marcas de odor ao redor do seu habitat”, conta Boos.

De acordo com o diretor, esse comportamento condiz com a época de acasalamento, que ocorre entre março e maio. O zoológico agora monitora os sinais de gravidez de Ying Ying, mas a espera deve ser longa, já que a gestação de um panda gigante varia entre 72 e 324 dias.

A confirmação da gravidez só pode ser detectada por um ultrassom, entre 14 e 17 dias antes do parto. “Esperamos dar ótimas notícias para os moradores de Hong Kong e trazer mais contribuições para a conservação dessa espécie vulnerável”, finalizou Michael Boos.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!