‘Superlua rosa’ deve iluminar o céu a partir desta terça e se torna atração durante confinamento

Superlua deve iluminar o céu
Superlua deve iluminar o céu (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Com as atrações reduzidas por causa do confinamento, pode vir do céu um belo e agradável passatempo. Entre terça (7) e quinta-feira (9), ocorrerá uma nova superlua, fenômeno em que o satélite natural, em sua fase cheia, se localiza em um ponto mais próximo da Terra. Conhecido como “superlua rosa”, o fenômeno envolvendo a lua pode ser o maior em 2020.

O ápice da superlua ocorrerá nesta quarta-feira (8), quando ela ficará totalmente cheia. Mas, não, a lua não ficará rosa. O nome superlua rosa é uma referência aos primeiros dias de primavera nos Estados Unidos, quando os campos florescem.

Esta é a segunda superlua de 2020. A primeira aconteceu no dia 9 de março. Este fenômeno que vai acontecer entre hoje e quinta pode ser o último deste ano.

Superlua?

Mas o que quer dizer superlua? O professor de física e coordenador do núcleo de astrologia da UFMG, Renato Las Casas, explicou ao BHAZ, em entrevista concedida no último mês.

“A órbita da lua não é uma circunferência perfeita. Portanto, há um ponto em que ela fica muito próxima da terra, o que chamamos de perigeu. Nem sempre a lua passa por esse ponto em sua fase cheia, é uma coisa difícil de acontecer. Quando isso acontece, ela fica mais próxima e mais brilhante: é o que chamamos de superlua”, ensinou.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!