De ‘Bella ciao’ a ‘Lula livre’: Ator de La Casa de Papel defende ex-presidente e gera polêmica

la casa de papel lula livre
Recado foi gravado em dezembro do ano passado (Reprodução/Youtube/Foquinha + Reprodução/Instagram/@delaserna_rodrigo)

A quarta temporada da série “La casa de papel” estreou na última semana e ficou entre os assuntos mais comentados pelo público na época. Desta vez, a série voltou a protagonizar conversas dos brasileiros por outro motivo: em entrevista, um dos atores manda um “Lula livre” para os fãs brasileiros, conforme mostra o vídeo que viralizou nos últimos dias.

Em entrevista com a jornalista Foquinha, gravada em dezembro do ano passado, o ator argentino Rodrigo de La Serna, que interpreta Palermo no seriado, aproveitou a oportunidade para mandar o recado. Ele era entrevistado junto com o colega Pedro Alonso, que interpreta Berlim, quando a jornalista perguntou se eles tinham uma mensagem para o público brasileiro. Então, Rodrigo disse: “Um carinho imenso para todos e todas. Força. Lula livre”.

O trecho do vídeo, que já conta com quase um milhão e meio de visualizações, chegou ao ex-presidente Lula, que compartilhou as imagens com um trecho da música “Bell Ciao” que voltou a ficar famosa na voz dos personagens da série.

A série ficou marcada pelas cenas em que os protagonistas cantam a música, uma das cenas favoritas dos fãs, e pela mensagem. “Bella Ciao” é considerada um hino antifascista e foi adotada como lema da resistência italiana contra os exércitos nazistas na Segunda Guerra Mundial e o fascismo de Benito Mussolini, líder italiano. Historiadores também associam a música a diversos outros movimentos de resistência do país desde o século XIX.

Fernando Haddad, candidato à presidência do Brasil pelo partido de Lula em 2018, também compartilhou o vídeo. No post, o petista reproduz a mensagem de Lula e diz: “Quarta temporada mantém o ótimo nível e dá um recado”.

Nas redes sociais, a mensagem de Rodrigo de La Serna dividiu opiniões. Enquanto alguns elogiavam o posicionamento do ator, outros criticaram a produção da Netflix e o político brasileiro. “De ladrão para ladrão… Agora entendi”, publicou um perfil. “Quanta irrelevância”, disse um segundo.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!