‘Ao trabalho’: Miss e primeiro-ministro voltam a atuar como médicos no combate à Covid-19

primeiro ministro e miss voltam a trabalhar como médicos
Personalidades decidiram fazer o máximo possível para ajudar os pacientes (Reprodução/Miss England + Reprodução/Youtube)

Com os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus no mundo, diversas autoridades e figuras públicas têm buscado alternativas para contribuir com o combate da doença da forma que puderem. A miss Inglaterra 2019 e o atual primeiro-ministro da Irlanda também se mobilizaram: formados em medicina, ambos decidiram voltar a exercer a profissão para ajudar a cuidar das vítimas da doença.

A atual Miss Inglaterra, Bhasha Mukherjee, estava na Índia cumprindo algumas de suas tarefas como miss quando a OMS (Organização Mundial da Saúde) começou a recomendar o isolamento social. Após 14 dias em quarentena e acompanhando a progressão do vírus no mundo, ela resolveu ajudar. “Depois da Índia, tive várias viagens canceladas por causa do coronavírus. Eu sabia que o melhor lugar para mim seria voltar ao hospital”, contou a médica de 24 anos ao canal Fox News.

Ela contou ainda que, mesmo tendo feito outros trabalhos humanitários, sentiu que deveria deixar a coroa de lado e usar o conhecimento adquirido na faculdade para ajudar a cuidar de vítimas e colaborar com os colegas que trabalham incansavelmente: “Eu quis me juntar à linha de frente na hora. Queria voltar para a Inglaterra e ir direto ao trabalho”.

Assim como Bhasha, o atual primeiro-ministro da Irlanda também decidiu voltar à profissão de formação para ajudar no combate ao coronavírus. Sem negligenciar os compromisso políticos, ele decidiu dedicar um dia por semana para atender pacientes do sistema público de saúde irlandês.

Para voltar a atuar como médico, Leo Varadkar precisou renovar seu registro médico e, assim que o documento foi liberado, começou a atuar nas áreas que dominava, conforme informou um assessor do primeiro ministro ao jornal britânico The Guardian. “Muitos de seus familiares e amigos estão trabalhando no serviço de saúde. Ele quis ajudar, mesmo que com uma atitude pequena”, disse o assessor.

A decisão de Leo veio um mês depois de o governo irlandês convocar todos os médicos que não estivessem exercendo a profissão para trabalhar no atendimento às pessoas infectadas com o coronavírus.

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!