Motorista de ônibus morre de Covid-19 após não faltar ao trabalho por medo de ter pagamento cortado

motorista morre de coronavírus
Mãe do motorista faz apelo para que empresas forneçam condições mais seguras de trabalho (Mirror/Reprodução)

Um motorista de ônibus, que morreu com o coronavírus, disse para sua família que ele não poderia perder o trabalho, porque seus chefes “cortariam seu pagamento”. Emeka Nyack, de 36 anos, tinha asma, o que o colocava no grupo de risco da Covid-19.

O motorista é um dos 14 trabalhadores do transporte que faleceram da doença em Londres. O homem morreu no último sábado (4) e deixa um único filho, de sete anos. A mãe de Emeka, Anne Nyack, afirma que ele era muito ligado à família e comprometido com o trabalho.

Anne Nyack fez um apelo, por meio do jornal britânico Islington Gazette, para que a prefeitura da cidade forneça equipamento de proteção pessoal para os motoristas. “Eu conversei com minha filha e descobri que ela implorou para que ele não fosse ao trabalho e as palavras dele para ela foram: ‘se eu não for, eles vão cortar meu salário”, relatou.

Uma mãe devastada

Anne contou ao jornal que a confirmação da Covid-19 de Emeka veio 10 dias antes de seu falecimento. Depois de ficar internado alguns dias, o motorista foi para casa na última terça-feira (31). No sábado, ele estava tomando banho quando chamou a mãe e a irmã para ajudá-lo, pois sentia-se “fraco e cansado”.

As duas mulheres levaram Emeka para a cama e a mãe começou a chamar o resgate. No entanto, ela tentou por uma hora, sem resposta. Quando finalmente conseguiu falar, ela foi informada de que uma ambulância não viria imediatamente.

“Eu liguei novamente e disse que ele estava gritando: ‘eu preciso de uma ambulância’. Eu segurei a cabeça dele nas minhas mãos e falei: ‘olha pra mim, você não vai a lugar nenhum’. O medo nos olhos dele vai me assombrar para o resto da minha vida. Ele disse: ‘mãe, eu acho que não vou sobreviver'”, narrou a mãe.

Emeka ao lado da irmã, Jessica, e da mãe, Anne (Mirror/Reprodução)

A mulher disse que a família não pode ter um funeral para Emeka e que os tributos na imprensa são uma homenagem ao legado do filho. “Eu quero que as pessoas entendam quão sério é esse vírus, que não discrimina se você é rico, pobre, branco, negro ou pensa que é invencível”, ressaltou.

A mãe, que é diabética, e a irmã, que tem asma, estão em isolamento total por 14 dias, para o caso de estarem com o coronavírus. “Leia a história do meu filho. Até andando de ônibus, ou trabalhando no transporte, você está colocando a sua vida em risco”, afirmou.

Transporte público em BH

Logo após o surgimento dos primeiros casos de coronavírus no Brasil, o BHAZ recebeu uma denúncia de trabalhadores do transporte público de Belo Horizonte. Segundo funcionários, as empresas responsáveis pelo veículo não estavam tomando precauções adicionais para evitar a proliferação do vírus.

+ Empresas de BH não reforçam higienização de ônibus e colocam funcionários e passageiros em risco

Desde então, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH) afirma que tem seguido as orientações do Ministério da Saúde. Uma das principais medidas informadas é a intensificação de limpeza e desinfecção dos veículos.

+ Coronavírus: Em BH, ônibus só podem circular com passageiros sentados

Mais recentemente, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) determinou o cumprimento do decreto do governador Romeu Zema e os ônibus da cidade somente devem circular com passageiros sentados. A SetraBH afirmou que os motoristas foram orientados e a determinação está sendo cumprida desde 24 de março.

Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!