Boa ação! Morador de BH instala pia para lavar as mãos em calçada e ganha elogios até no correio

morador instala pia para pessoas lavarem as mãos
Morador de BH instala pia em calçada no bairro Bonsucesso (Reprodução/WathsApp)

Um morador de Belo Horizonte teve uma ideia inusitada e bem intencionada em meio ao avanço do novo coronavírus. O técnico de manutenção predial, Antônio Lopes, instalou uma pia em frente a casa que mora, no bairro Bonsucesso, região do Barreiro, para a comunidade usar para lavar as mãos.

Antônio conta, ao BHAZ, que teve a ideia de colocar a pia na calçada depois que o Hospital Eduardo de Menezes, que fica na mesma rua da casa dele, passou a atender exclusivamente casos suspeitos da Covid-19. “Eu trabalho no hospital e moro na mesma rua. Aqui na rua passa muita gente. Tem o hospital, tem supermercado, açougue, ponto de ônibus”, explica.

O técnico diz ainda que coloca detergente, sabão em pó ou em barra para que as pessoas possam lavar as mãos, antes de seguir o destino. Os materiais são colocados por ele mesmo, mas ele também já recebeu algumas doações.

Usando materiais reciclados e também alguns que já tinha em casa, Antônio construiu sozinha a pia improvisada. E afirma que a iniciativa tem conquistado a vizinhança. “O retorno foi além da expectativa. Já recebi muito apoio de pedestre, vizinhos, e até recebi bilhetinho de agradecimento na caixa de correio”, conta.

Ele pede para as pessoas que passarem pela rua Doutor Cristiano Rezende, no Bairro Bonsucesso, e puderem, façam doações de materiais de limpeza e higiene pessoal.

Cuidado com a torneira

O médico infectologista Leandro Curi, consultado pelo BHAZ, informou que é preciso ter cuidado com a torneira. “Essa recomendação não vale só para pia na rua não, mas para qualquer torneira. Ela pode ser fonte de contaminação. Então é bom usar um papel ou uma toalha antes de abrir ou fechá-la”, explica.

Para finalizar, o médico enaltece iniciativas como a de Antônio. “Muitas pessoas que estão nas ruas não têm acesso à água corrente. Quero parabenizar quem teve a ideia.”

Marcela Gonzaga[email protected]

Editora do BHAZ desde fevereiro de 2020. Jornalista graduada pela Newton Paiva. Trabalhou como produtora de TV e chefe de produção durante 14 anos, com passagens pela RecordTV, Rede Minas, RedeTV!, TV TRT-MG e TV TJMG.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!