Após um mês, 81% das cidades com notificações continuam sem resultados de testes

Após um mês, 81% das cidades com notificações continuam sem resultados de testes (Amanda Dias/BHAZ + Josué Damacena/IOC/Fiocruz)

Por Cristiano Martins e Igor Passarini, do Projeto Coronavirus-mg.com.br*

Das 747 cidades com notificações de Covid-19 em Minas Gerais, 612 não tiveram nenhum caso testado até o dia 8 de abril de 2020, quando a chegada da pandemia ao estado completou oficialmente um mês.

Dez municípios já possuem mais de 100 notificações e ainda não conhecem o resultado de nenhum teste. São elas: Pará de Minas (233 casos), São Lourenço (220), São José da Lapa (209), Ituiutaba (140), Igarapé (130), Caeté (127), Teófilo Otoni (108), Brumadinho (104), Itatiaiuçu (102) e Elói Mendes (101).

Considerando apenas as dez cidades com mais notificações, Montes Claros é a que possui o menor percentual de testes (0,37%), com três casos analisados em um total de 806 suspeitos. Divinópolis tem a melhor proporção dentro deste recorte, com 4,8% (veja os detalhes no mapa).

Em média, só 1,44% dos casos foram testados até o momento nas cidades mineiras, ressaltando que os números se referem às notificações por município de residência (ou seja, não estão incluídos pacientes com residência indefinida, desconhecida ou em outro estado/país).

Até o momento, há 1.154 testes realizados em um universo de 52.318 notificações por município de residência em Minas Gerais: 600 casos confirmados (incluindo 14 óbitos) e 554 descartados.

Você pode ver a tabela com a análise completa aqui.

* Este conteúdo está liberado para reprodução, desde que sejam creditados os autores e o Projeto Coronavirus-mg.com.br. Sugerimos que você amplie a apuração, investigando as peculiaridades regionais, consultando especialistas, ouvindo fontes governamentais, etc. Você também pode reutilizar os gráficos por meio do link “incorporar” (código embed). Eles têm design responsivo, e os botões de redes sociais levarão ao compartilhamento da sua página.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!