Freira morre de Covid-19 no Sul de Minas: ‘Só foi à igreja’

freira morre novo coronavírus Minas
Freira é mais uma vítima do novo coronavírus em Minas (Reprodução/Facebook)

Prefeitura de Paraisópolis, cidade do Sul de Minas, confirmou nesta sexta-feira (10) a segunda morte no município causada pela Covid-19. Trata-se de uma freira de 78 anos. Jandira Rosa Chagas faleceu no dia 28 de março, mas somente agora o resultado do exame testou positivo para o vírus.

A freira prestava serviço na Casa da Criança, também no município. Em conversa com uma das integrantes da casa, a irmã Maria do Carmo, contou ao BHAZ que Jandira estava respeitando o isolamento social e saiu de casa apenas entre os dias 10 e 15 de março para a novena de São José, na matriz da cidade. “Ela estava morrendo de medo, falava o tempo todo que estava preocupada em pegar o vírus”, conta Maria do Carmo.

Na última semana de março, Jandira começou a apresentar sintomas da doença, como febre e dor de garganta. “Nós fomos à médica, que receitou um antibiótico e disse que ela estava com o pulmão carregado”, conta Maria. Na sexta-feira (27), a freira teve uma piora nos sintomas.

“Na sexta, ela começou a sentir muita falta de ar e levamos ela ao hospital. Ela chegou a ser transferida para a cidade de Itajubá, mas não resistiu e faleceu na madrugada do sábado (28)”, explica a freira.

Maria do Carmo conta que ainda está abalado com a situação. Ela relata também que outra freira, com idade entre 50 anos, apresentou sintomas nos últimos dias. Elas estão isoladas na instituição. “Outra irmã apresentou sintomas, mas graças a Deus, já está melhor. Isso é tudo muito estranho, ainda estamos muito tristes com a perda e abaladas com a notícia da irmã Jandira”, diz Maria emocionada.

A cidade de Paraisópolis tem 37 casos suspeitos da Covid-19, um deles confirmado e dois ainda aguardando exames. Em Minas, são 17 mortes pela doença, de acordo com boletim epidemiológico divulgado, nesta sexta-feira (10), pela SES-MG (Secretaria de Estado da Saúde). São dois óbitos a mais do que nesta quinta (9), com a morte de Jandira, o número deve subir no próximo balanço.

Segundo a SES-MG, outros 107 óbitos estão sob investigação no Estado. Há ainda 57.012 casos suspeitos sendo investigados e 698 confirmações de Covid-19.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, divulgados hoje (10), o número de mortes no Brasil superou hoje os mil casos. Até o momento, foram registradas 1.056 mortes pela doença. A taxa de letalidade do vírus no Brasil é de 5,4%.

O número de infectados, no momento, é de 19,6 mil pessoas. Um aumento de 1,7 mil casos, se comparado com o balanço divulgado nessa quinta (9).

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!