Editor do SBT morre de Covid-19; funcionário expôs negligência da emissora em áudios

José Augusto Nascimento Silva, de 57 anos, editor de imagens do SBT Rio, morreu por conta da Covid-19 (Instagram/Reprodução)

Após a morte de José Augusto Nascimento Silva, de 57 anos, editor de imagens do SBT Rio, por conta do novo coronavírus, a emissora tem sido acusada de negligência. O profissional morreu nessa segunda-feira (13), e chegou a enviar áudios por WhatsApp acusando o SBT de manter profissionais com suspeita da Covid-19 trabalhando normalmente. Uma das citadas é Isabele Benito, que foi diagnosticada com a doença, e pode ter sido um meio de transmissão. A emissora se posicionou por meio de nota.

Em áudio obtido pelo Notícias da TV, da UOL, o editor de imagens se dizia indignado com a falta de preocupação da emissora. Ele chegou a classificar o SBT Rio como o “epicentro do coronavírus na cidade do Rio de Janeiro”. Segundo funcionários ouvidos pela reportagem, a emissora não teria dado a atenção necessária para quem apresentou sintomas e levou à chefia, que os obrigou a trabalhar normalmente enquanto não recebessem o diagnóstico positivo.

“Nenhum lugar no Rio de Janeiro tem mais casos suspeitos que no SBT. (…) Eu agora estou sob suspeita, inclusive com atestado de 14 dias que o doutor deu porque me calcei, sabe que não sou burro. Se tiver que processar essa turma eu vou processar”, disse o editor de imagens em áudio.

José também mostrou revolta ao falar de sua preocupação com a apresentadora Isabele Benito, que havia informado aos chefes que o marido estava com suspeita da doença, mas mesmo assim teve de ir trabalhar na emissora por mais uma semana.

No último dia 21, Isabele voltou a falar com seus superiores que o marido estava com muita febre mas, segundo a reportagem, foi ignorada. Após exames, o resultado dele foi negativo para o novo coronavírus. Com isso, a apresentadora continuou trabalhando normalmente e contou, para alguns amigos, entre eles o editor de imagem, sobre o caso do marido. Todos ficaram preocupados.

No dia 26 de março, o marido de Isabele passou mal, foi levado ao hospital e internado na UTI. Em novo exame realizado, ele testou positivo para o novo coronavírus. A apresentadora ligou para os chefes e, imediatamente, foi afastada. Dois dias depois, ela também se submeteu ao teste, mas somente no dia 31 veio a confirmação do resultado positivo para a doença.

Muitos jornalistas afastados

Após o primeiro caso confirmado, um efeito cascata aconteceu dentro da emissora. Dos 75 funcionários do setor do jornalismo, 35 foram afastados com suspeita do novo coronavírus, incluindo o editor de imagens. Pouco antes de sua morte, em outro áudio, José ficou revoltado por Isabele ter sido forçada a trabalhar no SBT Rio entre os dias 20 e 26 de março.

“Estou revoltado, não só por mim, mas também pelos meus colegas. E ela continua apresentando o jornal. Dane-se os merchans, dane-se os comerciais, dane-se tudo. Ela tá com corona, pode ser assintomática, mas vai matar uma porção de gente”, disse o editor de imagens.

O Notícias da TV conversou com a apresentadora, que afirmou ter contado da situação do marido desde o início. Segundo Isabele, ela não vai ao SBT Rio desde o dia 26 de março.

O editor de imagens é uma possível vítima de infecção dentro do SBT Rio. José Augusto Nascimento Silva foi internado no fim de março, poucos dias após conseguir um atestado médico. Ele ficou cerca de duas semanas no hospital. Na última sexta-feira (10), o editor de imagens teve uma parada cardiorrespiratória e foi para a UTI, onde permaneceu até sua morte.

SBT Rio desconhece áudios

O BHAZ procurou o SBT Rio para comentar sobre o caso, que disse que “manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de seu colaborador, uma perda lastimável para todos, e presta toda a assistência à família, desejando que tenham força para superar este momento tão difícil”.

A emissora disse ainda que “adotou as adequadas medidas para prevenção do contágio e enfrentamento dessa doença, atendendo as determinações dos órgãos de saúde e autoridades sanitárias, e desconhece a origem e circunstâncias dos áudios mencionados, e pede que todos tenham respeito e consideração pelas pessoas citadas”.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!