Lives viram febre na quarentena e Youtube cogita cobrar taxa; veja a programação da semana

youtube cobra lives programacao
Transmissões ao vivo são sucesso na quarentena (Reprodução/Instagram/@alinebarros/@thekillers/@ferrugem/@henriqueejuliano)

Em meio a todas as dúvidas provocadas pelo momento que vivemos, neste período de isolamento social, o brasileiro só tem uma certeza: no fim de semana tem live. A estratégia de fazer shows via transmissão ao vivo nas redes sociais fez tanto sucesso que o número de novas lives anunciadas aumenta a cada dia e as plataformas já estão pensando em formas de começar a lucrar com a ideia.

A proposta das lives para o público assistir em casa tem dado certo, especialmente entre os sertanejos. Artistas como Gusttavo Lima, Jorge e Mateus e Marília Mendonça quebraram recordes mundiais do Youtube com seus shows e arrecadaram inúmeras doações para ajudar no combate ao coronavírus. Agora que a moda pegou, a ideia é começar a monetizar as plataformas.

De olho no lucro

Conforme informações divulgadas pelo colunista Leo Dias durante o programa “Os cabeças da notícia”, o Youtube vai fazer, ainda nesta terça-feira (14), uma reunião para determinar como serão feitas as cobranças por transmissão ao vivo.

A decisão surgiu como uma tentativa de gerar lucros, já que o Youtube, principal plataforma utilizada, é a única empresa envolvida que não ganha com as transmissões: os artistas lucram com os milhões de acesso e o apoio dos patrocinadores e as marcas que se associam às lives ganham com o retorno do público, enquanto a plataforma não recebe.

Ainda segundo Leo Dias, o público deve continuar conseguindo acessar os shows de graça. O valor será cobrado, inicialmente, dos artistas e deve ser repassado também aos patrocinadores, as empresas que pagam para ser citadas nos shows.

Lives desta semana

Enquanto a decisão de cobrar pelas lives não é anunciada oficialmente, elas continuam bombando e ajudando a levar um pouco de diversão para a quarentena. Confira as opções que você tem esta semana para curtir em casa:

Terça – 14/04

Aline Barros – às 20h, no Youtube

Quarta – 15/04

Roberta Campos – às 19h, no Instagram

Grupo Revelação – às 21h30, no Youtube

Quinta – 16/04

César Menotti e Fabiano – às 18h30, no Youtube

Sexta – 17/04

Haikaiss – às 14h30, no Youtube

Fresno – às 20h, no Youtube

Felipe Araújo – às 20h, no Youtube

Sábado – 18/04

Alexandre Pires – às 16h, no Youtube

The Killers – às 16h, no Instagram

Fernando e Sorocaba – às 17h, no Youtube

Mano Walter – às 18h, no Youtube

Wesley Safadão – às 20h, no Youtube

Domingo – 19/04

Especial One World (Lady Gaga, Paul McCartney, Elton John, Andrea Bocelli, Lizzo, Eddie Vedder, Stevie Wonder e outros) – às 12h30, no Youtube

Ferrugem – às 16h, no Youtube

Henrique e Juliano – às 18h, no Youtube

Giovanna Fávero[email protected]

Editora no BHAZ desde março de 2023, cargo ocupado também em 2021. Antes, foi repórter também no portal. Foi subeditora no jornal Estado de Minas e participou de reportagens premiadas pela CDL/BH e pelo Sebrae. É formada em Jornalismo pela PUC Minas e pós-graduanda em Comunicação Digital e Redes Sociais pela Una.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!