Atenção! Gratuidade para idosos em ônibus de BH será parcialmente suspensa a partir de segunda-feira

gratuidade idosos onibus restricao
Gratuidade para idosos terá restrição a partir de segunda (Amanda Dias/BHAZ)

Os idosos que contam com a gratuidade a qual têm direito para se locomover de ônibus por Belo Horizonte devem ficar atentos. A partir da próxima segunda-feira (20), a passagem sem custos só será disponibilizada em horários fora dos períodos de pico. Decisão semelhante já tinha sido tomada pelo Governo de Minas em relação ao coletivos intermunicipais, mas a restrição começa já no sábado (18).

+ Covid-19: Governo de Minas limita horário de gratuidade em ônibus para idosos a fim de brecar pandemia

Em Belo Horizonte, as pessoas com mais de 65 anos poderão continuar usufruindo do direito apenas em horários fora dos seguintes períodos: 5h às 8h59 e 16h às 19h59. Em outros palavras, os idosos não terão mais direito à gratuidade nos períodos citados acima.

Suspensão

Com a decisão do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), publicada no DOM (Diário Oficial do Município) desta sexta-feira (17), qualquer coletivo que transita pela capital mineira terá esse tipo de restrição.

Isso porque o Governo de Minas já tinha anunciado suspensão semelhante para os ônibus intermunicipais, mas com começo já a partir deste sábado (18). Os horários considerados de pico pela administração estadual são um pouco mais amplos: das 4h01 às 8h59 e das 16h01 às 19h59.

Dados do Sistema de Transporte Metropolitano mostram que no dia 6 de abril, por exemplo, quando as orientações de isolamento social já estavam amplamente difundidas, cerca de 19 mil idosos circularam nos ônibus metropolitanos, sendo quase 7 mil nos horários de pico da manhã e da tarde.

A média registrada entre o dia 30 de março e 13 de abril, considerando apenas dias úteis, de maior movimentação, foi de 14.583 idosos andando, diariamente, no sistema. No pico da manhã, entre 5h e 9h, a média foi de 4.862 idosos e, no da tarde, entre 16h e 20h, de 2.169.

O controle de acesso dos idosos aos terminais, estações de transferência e aos ônibus será feito por meio da bilhetagem eletrônica, para aqueles que utilizam o cartão Ótimo, e também por funcionários das empresas que operam o sistema. A ação será mantida até o fim do estado de calamidade pública em saúde em Minas Gerais, decretado pelo governador Romeu Zema

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!