Comércio de Ribeirão das Neves será reaberto: ‘O Brasil não são os Estados Unidos ou Europa’, diz prefeito

Reabertura do comércio foi anunciada pelas redes sociais
Reabertura do comércio foi anunciada pelas redes sociais (@Prefeituraderibeiraodasneves/Facebook/Reprodução + Tania Regô/Agência Brasil)

O prefeito de Ribeirão das Neves, Junynho Martins (PSC), informou que o comércio da cidade da região metropolitana de Belo Horizonte será reaberto, de forma gradual, a partir desta quarta-feira (22). Templos religiosos também estarão autorizados a retomar as atividades.

A reabertura do comércio ocorre após o anúncio de um decreto. A informação foi repassada pelo mandatário durante uma live nas redes sociais, nessa segunda-feira (20). Junynho destacou saber da importância do setor comercial para a economia da cidade e dos comerciantes, principalmente os autônomos.

“A prioridade é salvar vidas, mas pensando que o pico da pandemia seria em abril e agora jogaram para final maio, é humanamente impossível manter o comércio fechado”, afirmou.

Segundo o prefeito, a decisão foi tomada após uma série de conversas com equipe do Executivo municipal. “O Brasil não são os Estados Unidos ou Europa, que pode se dar ao luxo de manter comércios fechados”, comparou.

Fiscalização e templos religiosos

Com a reabertura das lojas será preciso que os comerciantes sigam uma série de recomendações. Entre elas estão o uso da máscara e a disponibilização do álcool em gel. As aglomerações dentro de estabelecimentos comerciais estão proibidas.

“Peço pra você, comerciante, atenção e cautela. Equipe de mais de 100 pessoas vão fiscalizar as ruas. A situação é muito séria e a pandemia não passou. De forma ordeira, gradativa, o comércio de Neves vai voltar a funcionar”, disse.

As igrejas e demais templos religiosos também poderão voltar a funcionar, desde que sigam as determinações do Executivo Municipal.

“Os templos religiosos vão voltar também, sem grandes aglomerações nos cultos e missa e é obrigatório o uso de álcool em gel. Vamos ter fé e juntos vamos vencer a guerra que ainda não acabou”, finalizou.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!