Contagem confirma segunda morte por Covid-19; idosa estava internada no Hospital do Ipsemg

Vítima era da Grande BH, mas estava internada na capital
Vítima era da Grande BH, mas estava internada na capital (Banco de imagens/Shutterstock + Google Street View/Reprodução)

A Prefeitura de Contagem confirmou, nesta quinta-feira (23), a segunda morte por Covid-19 na cidade da região metropolitana de Belo Horizonte. Outros dois óbitos são investigados pela Secretaria municipal de Saúde.

A vítima é uma idosa de 64 anos que estava internada no Hospital do Ipsemg (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais), em Belo Horizonte. “A vítima faleceu na segunda-feira, 20 de abril. Ela atestou positivo para Covid-19 no dia 17 de abril”, informou o Executivo municipal.

A mulher tinha outra doença, além da Covid-19, porém não foi especificada qual enfermidade. A morte da idosa é a segunda confirmada na cidade da Grande BH. No começo da semana, a técnica em enfermagem Maria Aparecida de Andrade, de 53 anos, morreu com a mesma doença.

Outros dois óbitos são investigados em Contagem que registra 42 confirmações de Covid-19.

+ Prestes a se aposentar, técnica em enfermagem é a 1ª morte pela Covid-19 em Contagem: ‘Trabalhadora e humana’

Coronavírus em Minas

O número de infectados com o coronavírus segue aumentando em Minas Gerais. Dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde) indicam 1.308 confirmações no Estado e 51 mortes.

A pasta já descartou 326 óbitos, mas segue investigando outros 85. A capital mineira é a cidade com mais casos confirmados (482) e mais óbitos (9).

+ Covid-19: Número de mortos em Minas chega a 51; mais da metade tinham hipertensão

Segundo o perfil demográfico divulgado pela SES-MG, 78% das mortes confirmadas pelo novo coronavírus são de pessoas com mais de 60 anos. Das 51 mortes, 30 são pessoas do sexo masculino e 21 do feminino. Do total, 27 pessoas tinham hipertensão.

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!