Covid-19: Número de mortos em Minas chega a 51; mais da metade tinham hipertensão

coronavírus hipertensão mortes casos
Do total de mortes, 27 pessoas sofriam com hipertensão (Banco de imagens/Shutterstock + Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação)

O novo coronavírus segue fazendo vítimas em Minas Gerais. No boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais), o número de óbitos chegou a 51, enquanto os casos confirmados passaram para 1.308. As mortes em investigação agora são 85. Do total de mortes, 27 pessoas sofriam com hipertensão.

Os mais novos números oficiais divulgados pelo Governo de Minas são:

  • 51 óbitos (aumento de 8,5% em relação ao último boletim)
  • 107 óbitos em investigação (aumento de 8,9%)
  • 1.308 casos confirmados (aumento de 1,9%)
  • 77.775 casos suspeitos (aumento de 0,03%)

As novas mortes são de dois homens e duas mulheres, todos com algum tipo de comorbidade. Um caso é de um homem de 58 anos, de Morro da Garça, na região Central do Estado. A outra vítima é uma mulher de 53 anos, de Novo Cruzeiro, no Vale do Jequitinhonha e Mucuri. A terceira morte é de uma homem de 54 anos, em São Geraldo da Piedade, no Vale do Rio Doce. A última morte é de uma mulher de 64, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

+ Zema anuncia protocolo para retomada da economia no Estado; abertura deve ocorrer em duas a três semanas

A cidade com mais casos segue sendo Belo Horizonte com 482 pessoas infectadas. Logo em seguida aparece Juiz de Fora, na Zona da Mata, com 100 casos confirmados. Uberlândia, no Triângulo Mineiro, vem logo na sequência, com 71 casos. Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, aparece em quarto lugar, com 50 casos.

Perfil epidemiológico das mortes

Segundo o perfil demográfico divulgado pela SES-MG, 78% das mortes confirmadas pelo novo coronavírus são de pessoas com mais de 60 anos. Das 51 mortes, 30 são pessoas do sexo masculino e 21 do feminino. Do total, 27 pessoas tinham hipertensão.

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais/Divulgação

Reforce a proteção contra o vírus

A SES-MG orienta que a população tome algumas medidas de higiene respiratória para evitar a propagação da doença, são elas:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!